Um resumo da bíblia

Interessante quando meditamos a respeito da Vida Eterna, do Reino de Deus, da Salvação em Cristo, da Promessa:
“ Essa é a promessa que Ele nos fez: a Vida eterna. ” (I João 2:25)
A Bíblia é completa e toda a sua história tem um inicio e um fim. O inicio da Bíblia narra a história da Criação. O fim da Bíblia é o temido livro do Apocalipse, que conta como será o fim do mundo. Portanto, a Bíblia contém toda a História da Humanidade, do começo ao fim.
Porém ao estudarmos as duas pontas, os dois extremos da História Mundial contidos na Bíblia, veremos que há algo em comum entre eles. Por exemplo: na primeira página da Bíblia está o seguinte texto:
“ E o Senhor Deus plantou um jardim, no Éden, e pôs ali o homem... e o Senhor Deus fez brotar toda a sorte de árvores agradáveis e boas, incluindo a Árvore da Vida...” (Gênesis 2:8,9)
Atenção ao destaque acima, pois a Árvore da Vida aparece também, agora na última página da Bíblia, em vários versos do capítulo 22 do livro do Apocalipse:
“ No meio da praça, de ambos os lados, está a Árvore da Vida...e as folhas da árvore são para cura das nações. ” (Apocalipse 22:2)
“ Bem-aventurados são aqueles que lavam as suas vestes no Sangue do Cordeiro, para que tenham direito a Árvore da vida... ” (Apoc. 22:14).
Portanto, se ligarmos as duas pontas, inicio e fim, veremos que o homem, graças ao amor e à fidelidade de Deus, irá voltar às suas origens, de onde saiu por causa da desobediência. O plano de Deus é resgatar o ser humano desta vida limitada para a verdadeira Vida, eterna, plena, perfeita, como foi no início.
É claro que não foi em vão toda esta trajetória do homem pela História, pois isto serviu da mesma forma que o fogo serve pra purificar o metal, como o ouro. O ouro é refinado pelo fogo; da mesma forma fomos provados, aperfeiçoados pelas situações desta vida. Passamos a dar mais valor a Deus quando conhecemos o outro lado. Aprendemos a valorizar o Bem quando experimentamos o Mal. Desta forma amamos mais a Deus agora do que se não tivéssemos percorrido a História.
Na primeira carta de Paulo aos Corintios, capítulo 3:10-15, está escrito que a vida de cada um será provada pelo fogo, e “ se o que alguém edifica sobre o fundamento(Cristo) é ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha... o próprio fogo a provará...”, o que indica que quanto mais preciosa for a nossa fé, mais firmes e constantes seremos. Devemos ser ouro, porque o fogo faz bem pro ouro. Quanto mais o ouro passa pelo fogo, mais puro ele fica. Que seja assim a nossa fé.
É como um atleta que, pra alcançar a supremacia e superar seus limites, precisa de treinamento, exercício. Assim é com a fé; as lutas e provações deste mundo fazem parte do treinamento, as dificuldades são chances de exercitarmos nossa fé. Quanto mais exercícios, mais fortes nos tornamos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Platão e Cristo - O mito da Caverna

O Pecado é Prejudicial à Saúde

A Justiça de Deus