O Pecado é Prejudicial à Saúde


Todo ser humano se preocupa com sua saúde. Por isso vivemos atentos aos perigos que ameaçam a nossa integridade física. Porém, a saúde espiritual tem sido ignorada, e esta tem um peso enorme no que se refere à saúde. Uma alma saudável corresponde a um corpo também saudável. O contrário não é verdadeiro, ou seja, o corpo não torna a alma saudável. Já a alma sim, torna o corpo também são.

“Filho meu, atenta para as minhas palavras; aos meus ensinamentos inclina os ouvidos. Não os deixes apartar-se dos teus olhos; guarda-os no mais íntimo do teu coração. Porque são vida para quem os acha e saúde, para o seu corpo.” (Provérbios 4:20-22).

A obediência à Palavra de Deus traz vida e saúde para o corpo. O pecado não. Para muitos, o pecado compromete apenas a salvação, porém, há evidências que atestam a idéia de que o pecado fere corpo, alma e espírito. O mal que fazemos nos prejudica física e espiritualmente. Você nunca ouviu dizer que o mal que fazemos aos outros retornará contra nós? Quem faz mal aos outros faz mal a si mesmo. O mal só atrai mais mal. Quem não conhece a lei da semente:

" ...tudo o que o homem semear, isto também ceifará."(Galatas 6:7).

Quando Pedro tentou ferir um dos servos do sumo-sacerdote, no episódio da prisão de Jesus e da traição de Judas, foi-lhe dito:

“Então, Jesus lhe disse: Embainha a tua espada; pois todos os que lançam mão da espada à espada perecerão.”(Mateus 26:52).

No livro de Apocalipse está escrito:

“Se alguém leva para cativeiro, para cativeiro vai. Se alguém matar à espada, necessário é que seja morto à espada. Aqui está a perseverança e a fidelidade dos santos.” (Apoc 13:10).

Estes textos ensinam que o mal que cometemos retornará a nós. O pecado faz mal. O mal não compensa porque no futuro pagaremos com o mesmo mal que fizemos. É lei de Deus, não há como fugir. É por isso que Jesus ensina a pagarmos o mal com o bem. Não devemos em hipótese alguma retribuir um mal com outro mal.

Jesus também revela que existem males, como doenças, que tem como fonte um pecado. O pecado atrai o mal pra quem o pratica. Há várias doenças com variadas causas. Existem doenças de causas físicas, doenças de causas emocionais e de causas espirituais. Um pecado pode ser a causa de uma doença.

“Mais tarde, Jesus o encontrou no templo e lhe disse: Olha que já estás curado; não peques mais, para que não te suceda coisa pior.” (João 5:14).

Jesus disse isto a um homem que sofria há quase 40 anos de paralisia e fora curado. Mas esta advertência também serve a todos nós. Se pecarmos corremos o risco de sofrermos o mal causado pelo mesmo.

A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniqüidade do pai, nem o pai, a iniqüidade do filho; a justiça do justo ficará sobre ele, e a perversidade do perverso cairá sobre este.” (Ezequiel 18:20).

Todo crime terá seu castigo, assim como toda boa obra terá sua recompensa. Todos os nossos atos terão a justa paga.

Sabemos que o corpo morre devido a alguns fatores, como doenças, velhice, acidentes fatais, violência, etc. O ser humano procura prevenir-se dos riscos de morte se alimentando bem, praticando exercícios pra evitar doenças, evitando ser vitima de violência, etc. Assim, existe uma preocupação em evitar a morte do corpo.

Mas, quanto à morte da alma? Como ela morre e por quê ? Qual a causa? Deus responde por meio do profeta Ezequiel. O pecado causa a morte da alma, e a morte da alma é diferente da morte do corpo. Morte significa fim da vida, ausência de vida e tudo o que ela representa. Luz, paz, prazer, alegria, emoções, descanso...tudo isso a alma morta não sentirá mais.

A morte da alma é a ausência de Deus. É um lugar, um local onde a alma é aprisionada. Muitos não compreendem a morte da alma confundindo com a morte física. Enquanto a morte do corpo é o fim da pulsação e respiração, um estado físico, a morte da alma é um lugar de prisão, escuridão, agonia. A morte da alma é o inferno, o mais profundo do abismo, o fundo do poço, aonde não existe nada de bom, nada de Deus. O pecado lança a alma na morte. Se não pecarmos, viveremos.

“Pois o exercício físico para pouco é proveitoso, mas a piedade para tudo é proveitosa, porque tem a promessa da vida que agora é e da que há de ser.” (I Tim 4:8).

Piedade aqui significa as coisas de Deus, como a santidade e a espiritualidade. Paulo diz que a piedade é proveitosa para tudo, tanto pra esta vida como também garante a entrada no Reino de Deus. A piedade também faz bem nesta vida, neste corpo, neste mundo. É importante praticá-la mais do que exercícios físicos. Portanto, refreie a lingua, filtre os pensamentos, não devolva um mal que lhe fizeram, limpe o coração, não minta, pare de pecar. Isto garante uma vida saudável.



Comentários

  1. Amém,concordo que precisamos ter consciência quê o pecado gera morte tanto física e espiritual.

    ResponderExcluir
  2. muito bom o comentario devemos estar sempre vigiando matheus 26/41 nossas atitudes nossos pensamentos nossos procedimentos 1 pedro 5/7,8 para nao darmos lugar ao diabo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe sua opinião. Não esqueça de identificar-se. Obrigado.

Postagens mais visitadas deste blog

Platão e Cristo - O mito da Caverna

A Justiça de Deus