Platão e Cristo - O mito da Caverna



“Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.” (II Cor 4:4).


Quem nunca ouviu falar a respeito de Platão, um filósofo que viveu a cerca de 400 anos antes de Cristo, e também do chamado “Mito da Caverna de Platão”? Existe um vídeo na Internet que explica facilmente esta alegoria ou parábola. Assista.


http://www.youtube.com/watch?v=Lhy44UYK_nc


De acordo com o filósofo, a ignorância é como uma cegueira e a falta de conhecimento implica em prisão. As pessoas sem o conhecimento da realidade, da verdade, vivem como pessoas no fundo de uma caverna escura, acorrentadas, vendo algumas sombras da realidade, uma ilusão. Pra estas, a ilusão é a verdade, o engano é a realidade. Não existe mais nada lá fora.

As pessoas que adquirem o conhecimento são aquelas que saem da caverna, da escravidão, das trevas, do engano e da ignorância, e passam a vislumbrar a realidade, a verdade. A verdade liberta da prisão escura da ignorância. O conhecimento é luz, e a luz elimina a cegueira do engano.

A série de filmes Matrix também retrata, de uma certa forma, o Mito da Caverna de Platão. No filme, os seres humanos vivem em um constante sonho, uma miragem, uma ilusão, e somente alguns tem o conhecimento da verdade, e estes estão livres. Se levarmos esta idéia para os dias de hoje, vemos que Platão estava certo. Hoje a mídia controlada bombardeia a sociedade com o que lhe convém. As escolas são obrigadas a ensinar às crianças aquilo que convém ensinar, mas nem sempre o que tem sido divulgado e ensinado é a verdade. Parece que o que convém é manter as pessoas na ignorância, com o fim de serem manipuladas.

Mas onde está a verdade? Onde está a luz? Quem deu a resposta a estas questões foi o maior líder, filósofo, psicólogo, guia, guru, conselheiro, profeta... o maior homem que já existiu. Sua vida dividiu a história da humanidade em aC e dC(antes e depois de Cristo). Seu nome é Jesus. Ele disse certa vez:

“Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.”(João 8:12).

“Eu vim como luz para o mundo, a fim de que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas.”(João 12:46).

“e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.”(João 8:32).

“Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida.”(João 14:6).

Nenhum outro homem fez o que Jesus fez. Nenhum ousou falar o que Jesus falou. Seria Jesus uma farsa, um mentiroso, um charlatão? Absolutamente não, até porque Jesus não só disse mas confirmou o que disse por meio das suas obras. Podemos ter a certeza de que Jesus é a Verdade que liberta. Jesus é a Luz que ilumina.

“a saber, a verdadeira luz, que, vinda ao mundo, ilumina a todo homem.” (João 1:9).

“O julgamento é este: que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más.” (João 3:19).

É importante dizer também que Jesus declarou-se como a luz, a única luz que existe. Ele disse ser a verdade, a única verdade ou o único detentor da verdade que liberta. Muitas religiões e seitas dizem ensinar o caminho para a chamada “iluminação”. Porém a única e verdadeira luz chama-se Jesus Cristo.

A palavra Jesus significa “Salvador”. Mas salvador do quê? Quando o anjo anunciou aos pastores do nascimento de Jesus, disse:

“Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor.” (Lucas 2:11).

José ouviu do anjo: “E ela dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.” (Mateus 1:21).

Jesus salva, livra e liberta o homem da escravidão e prisão do pecado e da ignorância, da escuridão que envolve esta sociedade sem fé.

Comentários

  1. o mito da caverna e a bíblia sagrada, o homem não conseguiu contemplar a luz quando saiu da caverna.
    qual a relação entre isso e a transfiguração de Jesus em que foram apenas três dos apóstolos que tiveram a honra de ver tudo aquilo que acontecera?

    ResponderExcluir
  2. Paulo, meu irmão.
    Não vejo relação com a transfiguração. Mas a luz clareia, esclarece, livra da escuridão.
    O homem foi feito pra fazer o bem. Quando o homem faz o mal indica que é um escravo. Somos livres quando aprendemos a fazer o bem, a praticar as virtudes. É esta a liberdade que Jesus traz.
    No jardim do Édem o homem foi criado perfeito.
    Com Jesus voltaremos ao jardim. Com Ele estamos sendo aperfeiçoados.

    ResponderExcluir
  3. alguém pode me dizer a relação entre o mito da caverna e a vida do apostolo paulo :como paulo se libertou ,quem o libertou e a relação disso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não só Paulo. Todos fomos libertos. O mesmo Paulo escreveu: Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão (Gálatas 5:1). Livres da mentira que diz: Deus não existe. Livres do engano que ensina: Morrendo acaba tudo.

      Excluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe sua opinião. Não esqueça de identificar-se. Obrigado.

Postagens mais visitadas deste blog

O Pecado é Prejudicial à Saúde

A Justiça de Deus