A água da Vida

O capítulo 4 do evangelho de João conta a história da mulher samaritana que, ao chegar ao poço para retirar água, depara-se com Jesus que, pedindo um pouco d’água a ela e esta recusando dar-lhe, Jesus então responde:

“Se soubesses quem sou, você me pediria e eu te daria Água Viva”. (João 4:10)

e:

“...aquele que beber da água que eu lhe der jamais terá sede, pelo contrário, a água que eu lhe der se fará em si uma fonte a jorrar para a vida eterna”. (João 4:14)

Mais a frente, no capítulo 6 Jesus declara:

“ Eu sou o pão da Vida. O que vem a mim jamais terá fome, e o que crê em mim jamais terá sede”. (João 6:35)

Pela experiência e conhecimento que temos das leis da natureza, onde há água(pura, potável), há vida. Água é vida na terra. Se um rio atravessa um deserto, tudo nas proximidades deste rio transforma-se. A paisagem muda, de deserto à uma terra fértil. No sertão nordestino, por exemplo, após meses de seca, a terra fica árida e sem vida; os animais migram ou morrem; o verde desaparece. Mas quando caem as chuvas, o verde toma conta alterando o cenário e aves e animais retornam.

Espiritualmente é assim. As pessoas sem Deus, longe de Jesus, estão longe da Vida, da fonte da água da vida, e por isso vivem em um deserto de miséria, trevas, morte, humilhação, sofrimento, etc. A única fonte de água, de vida, é Jesus. Não há outra. Com Jesus temos vida; sem Jesus estamos mortos, como um deserto.

Outra lição importante desta passagem é que Jesus disse: “nunca mais terá sede”, ou seja, sede espiritual de justiça, de conhecimento, de esperança, coisas estas que estão escassas no mundo. O homem tem uma fome e sede que não podem ser satisfeitas de outra forma senão bebendo da “Água da Vida” e comendo o “Pão da Vida”, que é Jesus. Só em Jesus o homem encontra satisfação plena, realização, esperança, futuro promissor e garantido, segurança, verdade e conhecimento. Temos fome destas coisas; Jesus nos satisfaz plenamente, enchendo-nos do Espírito Santo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Platão e Cristo - O mito da Caverna

O Pecado é Prejudicial à Saúde

A Justiça de Deus