Tentação

A palavra tentação vem do verbo tentar, que significa experimentar, testar, iludir, persuadir à mudança ou a um comportamento. Na bíblia encontramos vários exemplos de pessoas que foram tentadas, dentre as quais Caim, que movido por inveja, deixou-se persuadir por este sentimento nocivo para cometer um homicídio. Antes, porém, Deus o havia advertido:

“Por que andas irado? E por que decaiu o teu semblante? Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, porém, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o desejo dele(o pecado) será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo.” (Gênesis 4:6-7). Jesus venceu a morte, o inferno e o mundo, mas a nossa carne ou o nosso corpo nós que temos que vencer. Temos o dever e a obrigação de dominar nossos impulsos e desejos.

Esta revelação de Deus vem reforçar o texto de I Corintios 10:13:“Não houve tentação que não fosse humana...”. Isto significa que a tentação é carnal, material e física. Nada mais é do que a arma do “tentador”, que é o diabo, contra os que almejam o Reino de Deus. O tentador usa todos as ofertas mundanas e carnais para iludir, como fez com Eva. É o que ele possui. Na tentação de Jesus fica evidente que o diabo tentou persuadir o Senhor com o que ele tinha: comida, orgulho, vaidade, idolatria, fama e riqueza foram as armas contra Jesus, e contra nós também.

“Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência.” (Tiago 1:13,14).

A tentação funciona como uma armadilha. A isca nesta armadilha varia de acordo com os desejos manifestados pelo coração da pessoa. Se a pessoa é avarenta, por exemplo, é claro que a isca será uma oportunidade de ganho injusto. Se a pessoa tem compulsão por sexo, a armadilha poderá ser uma amante. Por isso é importante ter um coração limpo.

Portanto é de vital importância a busca por santidade, já que se a tentação é humana, então aquele que for espiritual dificilmente cairá em tentação, pois este busca as coisas de cima, e não as que são aqui da terra.

Devemos também crescer no conhecimento de Deus, pois o conhecimento da Palavra de Deus é fundamental para evitar cair nas armadilhas do diabo. Jesus usou a Palavra quando foi tentado. Ninguém que, sabendo da existência de veneno em um copo d´água, por exemplo, irá bebê-lo. Mesmo o copo sendo bonito e a água parecendo saudável, limpa; se houver um aviso de que há veneno nela, ninguém bebe. A Palavra de Deus é o aviso e ela nos mostra o que deve e o que não deve ser feito, o que é bom e o que é ruim, o que é certo e o que é errado.

“ O meu povo está sendo destruído porque lhe falta o conhecimento...” (Oséias 4:6).

Comentários

  1. Sempre tinha essa duvida, pois sempre ouvi falar que o inimigo que nos trazia as tentações, e não tinha base bíblica pra isso.. Esse estudo foi a chave para mim entender.. Mesmo depois de tantos anos.. Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  2. Sempre tinha essa duvida, pois sempre ouvi falar que o inimigo que nos trazia as tentações, e não tinha base bíblica pra isso.. Esse estudo foi a chave para mim entender.. Mesmo depois de tantos anos.. Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe sua opinião. Não esqueça de identificar-se. Obrigado.

Postagens mais visitadas deste blog

Platão e Cristo - O mito da Caverna

O Pecado é Prejudicial à Saúde

A Justiça de Deus