Satisfação e Alegria Plena



Nesta vida corrompida pelo pecado, nada é duradouro. Não há nada nesta vida finita que seja infinito, muito menos as alegrias, prazeres e outras coisas que, por um momento apenas, parecem trazer satisfação, mas logo esta satisfação acaba. É como comer e beber. Eu posso ter me alimentado bem, comido fartamente; posso estar satisfeito agora; porém, mais tarde vou ter fome novamente. É sempre assim. Nada nesta vida satisfaz plenamente.
O rico nunca está satisfeito com suas posses. Sempre quer mais. Tal são todos os homens: insatisfeitos. Sexo, amigos, dinheiro, sucesso, beleza entre outras coisas nunca são suficientes para o ser humano.
“O inferno e o abismo nunca se fartam, e os olhos do homem nunca se satisfazem”. (Prov 27.20).
Vivemos numa busca por algo que nos traga alegria e felicidade plenas, que não acabam. É possível realizar este desejo porque Deus promete satisfação plena àqueles que O amam e que têm Sua presença.
“Na tua presença há plenitude de alegria; à tua mão direita há delícias perpetuamente”. (Salmos 16:11).
Repare no texto sublinhado. A palavra “plenitude” significa pleno, completo, total. O termo “plenitude de alegria” significa alegria completa, plena, perfeita, total, e, portanto, suficiente. É a alegria que satisfaz. Eis o que toda a humanidade está buscando! Em Deus encontramos algo que não acaba, que não se esgota: a plenitude da alegria!
É na presença de Deus que encontramos o que nos completa e o que nos preenche. É por meio do Espírito Santo, a presença de Deus, que temos a plenitude da alegria.
“Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão? E o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer?”. (Isaias 55:2).
Deus nos adverte por meio de Isaías que devemos priorizar a presença de Deus. Mostra também que os prazeres e desejos do mundo e da carne não satisfazem. Satisfazer os desejos do corpo é como comer um pão que não mata a fome nem fortalece, algo que não alimenta nem traz benefício nenhum.
“Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna”. (João 4:14).
“E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede”. (João 6:35).
O pão que Jesus oferece de graça é o oposto do pão do mundo. O pão de Jesus satisfaz, alimenta e fortalece de verdade.
Enquanto os prazeres desta terra representam o pão que não alimenta nem satisfaz e a água que não mata a sede, a Presença de Deus representa alegria plena, satisfação total, assim como a água que mata plenamente a sede e o pão que sacia completamente e nutri para sempre.
“Tenho-vos dito isto, para que a minha alegria permaneça em vós, e a vossa alegria seja completa”. (João 15:11).
Alegria completa! Glória a Deus, que por meio de Jesus oferece algo que nunca o mundo nos daria! O mundo não tem o que Jesus dá. E é de graça que recebemos a alegria completa. Não precisamos merecer. Basta buscar a Presença. Precisamos da presença de Deus para viver com a alegria que ninguém poderá tirar. Sim, a alegria plena advinda do Espírito Santo não pode ser apagada por nada nem por ninguém. Os problemas desta vida não apagam a alegria que vem da Presença.
Eis as palavras de um homem que possuiu a plenitude da alegria. Medite nas palavras de alguém que conheceu a satisfação plena. Somente alguém plenamente satisfeito pode expressar o que Habacuque disse:
“Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação”. (Habac 3:17-18).
Em outras palavras: “aconteça o que acontecer, a alegria no Senhor nunca faltará”.  A pior tragédia não irá afetar nem diminuir a alegria plena advinda do Espírito Santo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Platão e Cristo - O mito da Caverna

O Pecado é Prejudicial à Saúde

A Justiça de Deus