Os Falsos Profetas

Em pleno século XXI percebemos uma preocupação maior da sociedade em relação ao espiritual, à busca pelo sobrenatural, pela iluminação, pela verdade e por Deus. Com isso, cresce também o surgimento de falsos caminhos, falsos mestres, falsos ungidos que se dizem iluminados e prometem ensinar o caminho para Deus, porém afastam as pessoas cada vez mais Dele. Como reconhecê-los?

Jesus, sendo a maior autoridade, o mais iluminado que o mundo conheceu (na verdade, Ele é a LUZ), ensinou o Caminho. Ele é o Caminho. Jesus também advertiu sobre os falsos mestres e como detectá-los:

“Ai de vós, quando todos vos louvarem! Porque assim fizeram seus pais com os falsos profetas” (Lucas 6:26).

Uma das características de um falso profeta é que ele não recebe críticas, nem da sociedade, nem da mídia. Pelo contrário. Como disse Jesus no texto acima, um falso profeta é louvado e elogiado pela sociedade.

“Qual dos profetas vossos pais não perseguiram?” (Atos 7:52).

Todos os homens de Deus sofreram, sofrem e sofrerão críticas, afrontas, calúnias e perseguição. Isto é inevitável. Qualquer um que se diz “Enviado por Deus” e recebe o apoio de todo o mundo sem ser incomodado torna-se suspeito de ser um falso profeta.

Um falso jamais será descoberto pelas obras, porque todos eles não são elogiados à toa. É claro que ele fará boas ações, terá boa aparência, uma voz de piedoso, sempre estará disposto a ajudar e sempre será simpático e agradável. Aparentemente será perfeito. Mas e o seu coração?

“Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores” (Mat 7:15).

“tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder.” (II Tim 3:5).

“parecendo cordeiro, mas falava como dragão.” (Apoc 13:11).

É por isso que ninguém é justificado pelas obras. As boas ações não devem ser a única forma de comprovar que alguém é bom, pois o coração não se vê. Qualquer um pode fazer uma boa ação com segundas intenções. É como um maníaco que, no inicio, ganha a confiança da criança com doces, brincadeiras, etc; mas no fim a intenção dele é o mal. Além disso, fazer o bem é obrigação de todos, não sendo necessário virtude, dom ou talento pra isso, e nem merece elogio, glória ou recompensa, visto que a própria vida é o presente ou a recompensa. Fomos criados à imagem de Deus, isto inclui a imagem de Sua personalidade e caráter, de alguém bom e que faz o bem.

Temos exemplos de homens “iluminados” que nunca receberam críticas em toda a sua vida, como Gandhi, Dalai Lama, Chico Xavier, Padre Cícero, etc. Atualmente vemos alguns padres “estrelas” da TV, que atraem multidões e têm todo o apoio da mídia e das grandes redes de comunicação e imprensa. E são sempre elogiados, aplaudidos, homenageados. São aparentemente perfeitos. São um exemplo para todos da sociedade.

Disse Jesus:

“Lembrai-vos da palavra que eu vos disse: não é o servo maior do que seu senhor. Se me perseguiram a mim, também perseguirão a vós outros.” (João 15:20).

Se Jesus, o Senhor, o Perfeito, sofreu, quanto mais nós, servos!

Disse Paulo:

“Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos.” (II Tim 3:12).

Ou seja, todos os que querem seguir e andar com Jesus sofrerão críticas e outras coisas mais. A exceção são os falsos profetas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Platão e Cristo - O mito da Caverna

O Pecado é Prejudicial à Saúde

A Justiça de Deus