O Valor da Vida

“Então, lhes recomendou: Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui”.

Com base neste texto do livro de Lucas 12:15, fica nítida a diferença dos ensinos de Jesus com os ensinos dos cristãos dos nossos dias. O que lemos e ouvimos nas igrejas, livros e em programas evangélicos é totalmente o oposto do que Jesus transmite neste texto. O nosso Senhor ensina que não se deve medir as pessoas pelo que elas possuem. O “ter” não tem valor. O que vale pra Deus é o “ser”. A verdadeira riqueza para Deus está dentro do homem, e não fora dele. O que somos, e não o que temos, é o que importa.

Recentemente ouvi de um líder evangélico a frase: “A qualidade da nossa vida revela a qualidade da nossa fé”. Ou seja, se a nossa vida é regalada, cheia de bens e se nada nos falta, então isso mostra que a nossa fé é de qualidade. Somos medidos pelo que temos! Se isto é verdade, se o que temos revela o que somos, então João Batista foi um homem de pouca ou nenhuma fé, já que não tinha mulher, filhos, bens, etc. No entanto, Jesus declarou:E eu vos digo: entre os nascidos de mulher, ninguém é maior do que João”. (Lucas 7:28). Se este ensino é verdadeiro, então o próprio Jesus foi um homem de uma fé mínima, porque Ele mesmo declarou: “As raposas têm seus covis, e as aves do céu, ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça”. (Lucas 9:58). Jesus não tinha moradia! Não tinha bens materiais! Fica claro que é um ensino totalmente distorcido.

Somos julgados pela aparência. Se alguém está doente, desempregado, se pagamos aluguel, se estamos solteiros, não temos carro, somos então vistos como amaldiçoados, pessoas de pouca fé, pessoas sem valor, com a vida errada, ou em pecado. Isso é julgar pela aparência, pelo que se tem. Mas Jesus outra vez ensina o oposto: “Não julgueis segundo a aparência, e sim pela reta justiça”. (João 7:24).

O que é ser rico para com Deus? Uma coisa é certa: ser rico para com Deus é diferente. “Assim é aquele que para si ajunta tesouros, mas não é rico para com Deus”. (Lucas 12:21). Para com os homens, ser rico é ter. Quanto mais dinheiro, recursos financeiros, bens materiais, mais rico será. Para com Deus, porém, ser rico é ser. Quanto mais limpo de coração, quanto mais apegado a Deus, quanto maior for a sua integridade e retidão, quanto maior for seu amor pelos outros, mais rico será. Jesus disse que devemos ajuntar tesouros no céu e não na terra! Porque então ensinam o contrário? A única forma de ajuntar tesouros no céu é através da fé, obediência, amor a Deus e ao próximo.

Portanto, devemos investir mais em corrigir nossos erros, em melhorar como pessoas, do que em possuir bens ou em ganhar mais dinheiro. Devemos priorizar em crescer na graça e no conhecimento de Deus. Isso sim é verdadeira riqueza, porque desfrutaremos destes tesouros após a morte da carne. As riquezas deste mundo findam com a morte. A verdadeira riqueza não acaba, é eterna. Somente os ricos para com Deus viverão eternamente, pois:

“Ouvi, meus amados irmãos. Não escolheu Deus os que para o mundo são pobres, para serem ricos em fé e herdeiros do reino que ele prometeu aos que o amam?” (Tiago 2:5).

“Pois o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo”.(Romanos 14:17).

“Uns se dizem ricos sem terem nada; outros se dizem pobres, sendo mui ricos”. (Provérbios 13:7).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Platão e Cristo - O mito da Caverna

O Pecado é Prejudicial à Saúde

A Justiça de Deus