A origem do mal



Qual a origem do mal? Porque existem tantas coisas ruins na terra? Porque Deus permitiu tudo isso? Estas são algumas perguntas que alguns céticos fazem aos cristãos. Precisamos entender que Deus, sendo totalmente perfeito, puro e bom, não poderia criar ou fazer nada ruim ou mal. Pelo contrário, nos seis dias da criação, ao final de cada período, foi registrado: ”viu Deus que isso era bom”. Ou seja, Deus criou tudo perfeito e bom. Até entre os animais havia paz, pois todos comiam a erva do campo, incluindo o homem. Não havia coisas ruins nem entre as plantas, como espinhos!(Gen 1:30;3:18). Deus não criou desertos, a fome, a miséria, as doenças...nada que há de ruim ou mal veio de Deus. De onde veio então?

A resposta é simples. Ao final da criação, Deus colocou o homem como administrador de tudo que fora criado:

“E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.” (Gen 1:28).

O homem passou a ser um mordomo de Deus. È como se um dono de uma empresa empossasse um administrador em seu lugar para dirigir a empresa, enquanto o dono receberia apenas parte do lucro. Ou como um dono de uma fazenda que arrenda as terras a outros fazendeiros para cuidarem dos seus bens. Assim Deus confiou ao homem toda a criação.

“Deus fez o homem perfeito, mas eles caíram em muitas astúcias.” (Eclesiastes 7:29).

Sendo o homem o administrador de Deus na terra, tinha as “chaves” para fazer o que quisesse. Este mesmo homem autorizou, permitiu, consentiu com a entrada do diabo no mundo. Sim, o homem foi o canal de entrada do mal no mundo e o diabo é a fonte deste mal. O homem estava diante de dois caminhos: a voz de Deus e a voz do diabo. O homem atendeu a voz do diabo. Isso causou uma alteração em toda a terra:

“...maldita é a terra por causa de ti”(Gen 3:17).

O homem desobedeceu a voz de Deus. Isto é a definição de pecado. Todo reino ou governo possui leis, regras e normas, Todo governo possui sua Constituição, onde estão as leis, direitos e deveres. O Reino de Deus possui sua Constituição, suas leis, suas normas. A desobediência delas é chamada de pecado. Outra definição de pecado é: “tudo aquilo que faz mal a alguém”. Tudo o que é mal, ruim, prejudicial, nocivo e imoral desagrada a Deus. Tudo o que desagrada a Deus também pode ser chamado de pecado.

O pecado nos separa de Deus, porque Deus é Santo e Puro, e não pode ver o mal. Deus detesta, abomina, tem nojo de qualquer mal ou pecado. Deus não pode habitar em lugares sujos.

“Tu és tão puro de olhos, que não podes ver o mal, e a opressão não podes contemplar”(Habacuque 1:13).

Por isso, quanto mais o homem se suja no erro, mais se afasta de Deus, que é a fonte de todo bem.

”Por isso, quando estendeis as vossas mãos, escondo de vós os meus olhos; e ainda que multipliqueis as vossas orações, não as ouvirei, porque as vossas mãos estão cheias de sangue.” (Isaías 1:15).

“Ora, nós sabemos que Deus não ouve a pecadores; mas, se alguém é temente a Deus, e faz a sua vontade, a esse ouve.” (João 9:31).

Esta é a razão de muitas pessoas experimentarem uma vida de dor e sofrimento, porque estão afastadas da Luz, do bem, da Paz, da Vida, que é Deus, e se envolvem cada vez mais com as trevas, o mal, a violência, a morte.

“Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações.” (Tiago 4:8).

Disse Jesus:

“em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é escravo do pecado.” (João 8:34).

O pecado está tão infiltrado na vida das pessoas que passa a ser um vício, e todo vício é uma escravidão. Toda escravidão é como uma prisão. A pessoa não consegue se libertar daquele desejo. O desejo passou a ser uma necessidade. Necessidade é algo vital pra pessoa, como comer, beber. Desejo já é uma vontade secundária, como comer uma sobremesa, beber um vinho. Quando um desejo torna-se uma necessidade, este é chamado de vício. O viciado no pecado está preso. Porém Jesus traz a solução:

“Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.” (João 8:36).

Jesus veio com uma missão, um propósito: destruir, ou “desfazer as obras do diabo” (I João 3:8). Quando João Batista viu Jesus chegando, bradou:

“Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.” (João 1:29).

Sim. Jesus nos liberta do poder do pecado. Adão cometeu um erro ao permitir a entrada do mal no mundo. Jesus veio para corrigir este erro, destruindo o pecado no mundo.

“e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.” (I João 1:7).

Comentários

  1. Tenho que parabenizar alguem da Igreja Sinos de Belem , que tem coragem de elaborar um blog evangélico com estudos biblicos; é um avanço maravilhoso, que Deus te abençoe e continue sendo mais ousado na exposição da palavra de Deus...

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, porém gostaria que se identificasse, não totalmente, mas apenas com um nome. Não esqueça também de escrever sua opinião sobre as mensagens.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe sua opinião. Não esqueça de identificar-se. Obrigado.

Postagens mais visitadas deste blog

Platão e Cristo - O mito da Caverna

O Pecado é Prejudicial à Saúde

A Justiça de Deus