A farsa do arrebatamento da igreja


-->
Há uma fábula que circula pelas igrejas evangélicas de todo o mundo, uma invenção que não possui nenhuma base ou fundamento bíblico: o arrebatamento pré-tribulacionista. Para a maioria, o arrebatamento se dará antes do advento do anticristo, antes de uma tribulação. Pior ainda, que a vinda de Jesus se dará em duas etapas: a primeira é o arrebatamento; a segunda etapa é a aparição de Cristo à vista de todos, com a igreja.
O absurdo é que as evidências bíblicas são favoráveis em relação à uma grande tribulação sobre os cristãos e apenas uma etapa da vinda de Cristo. Vejamos:
“Ora, irmãos, com respeito à vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, e a nossa reunião com ele,”(II Tess 2:1).
Repare no texto sublinhado acima. O termo “a nossa reunião com ele” indica claramente o momento em que os cristãos se encontrarão com o Senhor Jesus, pois a palavra “reunião” pode ser substituída por “encontro”. Em outras palavras, ao ler todo o verso, Paulo diz que o nosso encontro com Cristo(arrebatamento) não se dará sem que primeiro apareça o anticristo.


Em outra carta, Paulo diz:
“Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar(ou “reunir” com) o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.”(I Tess 4:16,17).
Neste texto Paulo descreve o momento da Vinda de Cristo, quando “descerá do céu”. Dois destaques importantes aqui: a trombeta de Deus e o encontro ou a reunião dos cristãos com o Senhor Jesus. Esta referida trombeta é a mesma em outras passagens bíblicas:
“Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.”(I Cor 15:52).


Agora repare na citação de Jesus acerca da Sua volta. Este versículo é revelador, pois os mesmos itens de Paulo, como a "Reunião" e o som da "Trombeta", estão presentes:
“Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória. E ele enviará os seus anjos com rijo clangor de trombeta, os quais reunirão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus.”(Mateus 24:30,31).

As palavras de Jesus acima explicam detalhadamente a ordem cronológica de Sua vinda:
 1-Aparição do Filho do  Homem, onde todos o verão.
 2-Envio dos anjos com o som da trombeta.
 3-Reunião dos escolhidos(Ressurreição e arrebatamento).



Descrição de Jesus sobre o dia da Sua volta
Descrição de Paulo sobre o dia do arrebatamento
Ele vai Reunir os escolhidos (Mat 24:31)
A Reunião com Ele (II Tess 2:1)
Som da trombeta na Sua vinda (Mat 24:31)
Som da trombeta no arrebatamento (I Cor 15:52)
Ressurreição dos mortos no ultimo dia (João 6:54)
Ressurreição no dia do arrebatamento (I Cor 15:52)

 As citações de Paulo e Jesus referem-se ao mesmo evento. É a mesma trombeta citada por ambos. Fica evidente, portanto, que a vinda do Senhor Jesus se dará em uma etapa apenas, e que o arrebatamento será junto com o Retorno de Cristo e sua aparição no céu.
Por que então insistir em um arrebatamento fora desta visão? Por que não lembrar que todos os nossos irmãos da igreja primitiva tiveram a sua tribulação? Aliás, não só os primeiros cristãos, mas todas as gerações de cristãos na História tiveram sua tribulação.
A geração dos apóstolos foi perseguida durante o governo de Nero e depois. Nos anos da Santa Inquisição muitos que se negavam a seguir os costumes da Igreja de Roma eram considerados hereges e pagaram com a vida. Muitos cristãos verdadeiros morreram nesta época. Após o início do movimento Pentecostal estourou a I Guerra Mundial. E após esta guerra houve a epidemia da Gripe Espanhola. Na II Guerra muitos cristãos, e não só judeus, foram entregues aos nazistas e levados aos campos de concentração.
Estes foram só alguns exemplos. Ora, somos, porventura, melhores do que aqueles nossos irmãos do passado, que passaram pelas suas tribulações? Eles mereciam um arrebatamento, e não nós! E, se eles sofreram, quem somos nós pra sonharmos com essa idéia de arrebatamento? Quem ensina isso expressa covardia!

Comentários

  1. Parabéns, Eduardo!

    Realmente não existe base bíblica para o ensino de um arrebatamento secreto que livraria a Igreja de passar pela Grande Tribulação.

    Um grande abraço,
    Bispo Ildo
    www.metodistalivre.org.br

    ResponderExcluir
  2. Pastor, gostei do seu comentário
    Eu acredito que a tribulação de Mateus 24 já ocorreu e se tive outra a igreja passará. mas como explicar no próprio texto quando dis que após aquela tribulação Jesus voltará (29) e no 34 se não me engano diz que aqueles acontecimentos seria para aquela geração.
    Um abraço

    Arnal.de@zipmail.com.br

    ResponderExcluir
  3. O verso 34 é a confirmação de que "parte" de toda a revelação do cap. 24 refere-se à destruição de Jerusalém pelos romanos no ano 70dC. Isto se confirma em Lucas 21:20, até porque o inicio de todo o discurso profético se deu com a admiração dos apóstolos pelo templo. A outra parte do cap. 24:29-31 refere-se exclusivamente à Segunda Vinda de Cristo. É claro que, para todos ali presentes, isto se daria também naquela geração, porém somente o Pai sabe o dia e a hora, nem mesmo o filho sabe.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado em me responder Pastor Eduardo.Realmente as pessoas esperavam Jesus naquela época, tanto é que venderam suas propriedades achando que com a volta de Jesus os bens materias não seriam necessários.

    Arnal.de@zipmail.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá Eduardo! gostei muito do seu blog, tambem creio da mesma forma sobre a vinda de Jesus!
    tambem gosto muito do Bispo Ildo.

    vamos nos comunicar; meu blog É ministeriowagnerlize.blogspot.com
    Em cristo

    ResponderExcluir
  6. Grato pela visita em meu blog! Em Apocalipse 3: 10 Jesus prometeu: Eu te guardarei da [gr. ek, "fora"] hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo. Esta passagem deixa claro que a intenção de Cristo é guardar a Igreja Fora do período da Tribulação! Em (1 Ts 1: 10) nos diz "...que nos livra da ira futura". O contexto da passagem aponta para o arrebatamento. A igreja deve ser removida da terra antes que a Tribulação comece, a fim de ser livrada da ira futura. Pois, a igreja não esta destinada para a ira. Conforme (1 Ts 5: 9. A pré- tribulação vem da Palavra de Deus e não de John Darby. Um arrebatamento pós- Tribulacional é incoerente, pois,se Deus preservar miraculosamente a Igreja durante a tribulação, por que haveria arrebatamento? Se é para evitar a ira de Deus no Armagedom (ao fim da tribulação), então por que Deus não continuaria protegendo os santos na terra? Assim como protegeu Israel? (Êx 8: 22; 9: 4, 26; 10: 23; 17: 7) da sua ira derramada sobre o Faraó e o Egito? Além disso o propósito do arrebatamento é para que os santos vivos evitem o Armagedom, porque também ressuscitar os santos (que já estão imunes) ao mesmo tempo? Vou abordar este tema em meu blog! Espero você novamente!

    ResponderExcluir
  7. Caro Elias. Agradeço por seu rico comentário. Quero frisar o texto que vc utilizou, Apoc 3:10. Há tantas formas de Deus livrar seu povo de uma provação! A mais comum não é um arrebatamento, mas o fim dos dias de uma geração. Aconteceu com Ezequias. Deus disse que livraria ele e a cidade de todos os inimigos(Isaías 38:6). Deus livrou também da "ira futura" a geração do rei Josias (2Reis 22:20). Deus atrasou a "ira futura". Aliás, sobre a palavra "ira", Paulo fala que fomos salvos dela pelo sangue de Jesus(Rom 5:9,Ef 2:3).
    Agora, pense um pouco: se todas as gerações de cristãos tiveram suas tribulações, por que não nós? Quem somos nós pra merecermos algo que só Enoque e Elias experimentaram? Peço que leia atentamente Mateus 24:31. Neste Jesus declara quando será "a nossa reunião com ele"(I Tess 2:1). Quando? Na Sua vinda, pois os fatos em Mateus cap. 24 estão em sequência cronológica.

    ResponderExcluir
  8. Boa postagem. Realmente olhando para a Bíblia, a doutrina do arrebatamento secreto cai por terra.

    Espero que Deus me ajude, toda a AD acredita nisso e muitas igrejas sérias.
    Irmão, poste mais como surgiu essa doutrina e coisas relacionadas. Acredito que é algo do interesse de todos.

    ResponderExcluir
  9. Lucas 21.28
    "Ora, quando estas coisas começarem a acontecer, olhai para cima e levantai as vossas cabeças, porque a vossa redenção está próxima."

    Quando que coisas acontecerem? ora, observe que são os elementos da tribulação.

    Pra completar, olhe o vers. 27.

    Deus, esclarece-nos, em meio a estes dias.

    ResponderExcluir
  10. Caro Eduardo! Desculpe- me pela demora em responder ao meu blog, pois estou combatendo o bom combate! Nas Escrituras há muitas afirmações evidentes de que a Igreja não estará na terra quando o Anticristo tomar poder. Antes de tudo, a Igreja Primitiva, inquestionavelmente, vivia na expectativa do aparecimento iminente de Cristo: "donde [dos céus] também esperamos o Salvador" (Filipenses 3: 20, grifo meu); "como [...] vos convertestes a Deus [...] e esperar dos céus a seu Filho, a quem ressuscitou dos mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira futura" (1 Tessalonicenses 1: 9, 10; grifo meu); "aguardando [...] o aparecemimento da glória do [...] nosso Senhor Jesus Cristo" (Tito 2: 13; grifo meu); "assim também Cristo [...] aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação" (Hebreus 9: 28; grifo meu).
    Essa expectativa de seu retorno iminente foi pela primeira vez ensinada por Cristo, que também associou ao mal qualquer atraso em sua vinda: "Estejam cingidos os vossos lombos, e acesas, as vossas candeias. E Sede vós semelhantes aos que esperam o seu Senhor, [...] quando vier e bater, logo possam abrir- lhe. [...] Portanto, estai vós também apercebidos; porque virá o Filho do Homem à hora que não imaginais" (Lucas 12: 35, 36, 40).
    "Porém, se aquele mau servo disser consigo: O meu Senhor Tarde virá" (Mateus 24: 48).
    Se Cristo não fosse arrebatar sua Igreja aos céus do período de tribulação, então Ele não poderia ser esperado até que o fim chegasse! Isso sim seria um absurdo Eduardo Santana! Nesse caso, não haveria esperanças para a vinda ou aparecimento de Cristo, a não ser depois do termino desse período de sete anos de tribulações, e Jerusalém estivesse cercada pelos exércitos do mundo, e Cristo tivesse de intervir para interromper a matança. Apenas nesse momento, Cristo poderia voltar. Portanto, se assim fosse, hoje ninguém ficaria olhando e esperando por seu aparecimento, e muito menos isso aconteceria no primeiro século. Essa linguagem, que traduzia essa espera, não teria sido, de forma alguma, utilizada no Novo Testamento. Isso não faria sentido, você não acha?
    Também fica claro que, antes da Segunda Vinda de Cristo, no Armagedom, a igreja já estará no céu. Lemos em Apocalipse 19: 7, 8: "Vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou. E foi- lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente". Esse casamento entre Cristo e a Igreja acontece nos céus, enquanto o Anticristo está no comando da terra. Certamente, a Igreja não poderia estar em dois lugares ao mesmo tempo: na terra, para morrer em consequência da tirania do Anticristo, e, ao mesmo tempo, nos céus, onde participa do casamento do Cordeiro. Espero que tenha ajudado a esclarecer o que você chama de "absurdo"!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Pastor Elias. Obrigado por registrar sua opinião. Lamento dizer que não convenceu. Todos os textos indicados provam que os antigos cristãos esperavam a volta de Cristo, e não algum arrebatamento. O cap. 19 de apocalipse narra justamente esta volta do Senhor,não antes do som da trombeta e da ressurreição dos justos. Sugiro que leia e releia o texto que comprova a farsa do arrebatamento: Mateus 24:30-31. Leia atentamente e perceba a ordem dos acontecimentos. Obrigado.

      Excluir
  11. Nobre Eduardo Santana! Fico feliz por compartilhar a palavra de Deus, de forma sincera e educada, pois é assim que se porta os servos de Deus, já mais tentaria te convencer pelos meus argumento! A Bíblia tem a palavra final! Ensinar que a igreja não passará pela grande tribulação não é covardia, e seguir a Palavra de Deus: "Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo" (1 Tessalonicenses 5: 9), o contexto da passagem mostra que se trata do arrebatamento. Pelo fato de a tribulação envolver especificamente a ira de Deus, e pelo fato de os cristãos não estarem destinados à sua ira, a Igreja deve ser arrebatada, tirada do caminho, antes que a tribulação comece.
    Se a Igreja é arrebatada no fim da Tribulação, não restará ninguém para povoar o Milênio. Isto sim é um absurdo!
    Exatamente antes do inicio do Milênio, todos os pecadores (aqueles que rejeitaram a Jesus Cristo como Salvador) que sobreviverem à Tribulação, serão lançados no inferno conforme Mateus 25: 46. Se o arrebatamento ocorresse no final da Tribulação, todos os crentes também seriam removidos da terra, não deixando ninguém na terra com um corpo natural para repovoar o planeta durante o Milênio.
    Os "justos" ("ovelhas") que entram no Milênio são os santos que sobrevivem à tribulação. Para que isto ocorra, o arrebatamento deve acontecer antes da Tribulação, e não no final.
    Que Jesus abençoe a você e a toda a sua Família ricamente.

    ResponderExcluir
  12. Prezado irmão,

    É preciso entender que Mateus 24. em quase sua totalidade dos versículos, é dirigido a nação de Israel que passará pela grande tribulação, e que segundo o Senhor Jesus, nunca houve igual e nem haverá jamais; conquanto a tribulação do Ano 70 provocada pelo imperador Tito ou outra qualquer não se encaixa neste contexto.

    Outra coisa é a aparição física e gloriosa do Senhor Jesus para reinar no Milênio, quando Ele enviará os Seus anjos para reunir os escolhidos dos quatro ventos, de uma a outra extremidade dos céus e não da Terra, ou seja, a Sua Igreja arrebatada e igualmente gloriosa é que reinará com Ele.

    Não só a igreja primitiva como a igreja contemporânea passa por tribulação, pois somos entregues como ovelha ao matadouro por testemunhar e viver o verdadeiro Evangelho.

    Infelizmente, existem alguns que não querem viver o genuíno Evangelho para não sofrer perseguição deste mundo (que jaz no maligno), preferindo adiar tais aflições e perseguições por seguir a Cristo para um período futuro de grande tribulação, pois sendo esse supostamente inevitável, seria muito conveniente transferir tais responsabilidades, para quem pensa dessa forma.
    Caso contrário, se faz necessário conhecer mais as Escrituras e o poder de Deus!

    Paz Seja contigo,
    JC de Araújo Jorge

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pela participação, JC. Importante sua visão a respeito deste assunto.

      Referente à aparição física e gloriosa do Senhor Jesus, se teu problema é a falta da palavra "terra" no texto de Mateus 24, lembro que nas demais referências, como em Marcos, esta aparece.

      "E ele enviará os seus anjos e reunirá os seus eleitos dos quatro ventos, dos confins da terra até os confins do céu". (Marcos 13:27-NVI).

      Portanto, haverá transformação de alguns que estarão vivos no dia do Senhor. Esta idéia se encaixa perfeitamente com a de Paulo:

      "os que estivermos vivos seremos arrebatados juntamente com eles(mortos ressuscitados, santos que já dormiram) nas nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares..."(1 Tessalonicenses 4:17-NVI)

      Repare que o arrebatamento dos vivos será no mesmo instante da ressurreição dos mortos, pois como ele(Paulo) mesmo diz: "certamente não precederemos os que dormem".(1 Tessalonicenses 4:15-NVI)

      Excluir
  13. Só um desequilibrado Mental para acreditar nesse arrebatamento secreto da igreja.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe sua opinião. Não esqueça de identificar-se. Obrigado.

Postagens mais visitadas deste blog

Platão e Cristo - O mito da Caverna

O Pecado é Prejudicial à Saúde

A Justiça de Deus