Crescimento Espiritual

Com base no texto de Efésios 4:13, que diz: “...até que cheguemos todos à unidade da fé e do pleno conhecimento do filho de Deus, ao estado de varão perfeito, à medida da estatura da plenitude de Cristo”, aprendemos duas lições importantes:

1 – O homem afastado de Deus será sempre um indivíduo incompleto, imperfeito. Sempre sentirá um vazio, a falta de algo na sua vida. Sempre haverá questões não respondidas em sua consciência em relação a sua própria vida e existência. Isto porque o homem foi criado por Deus e PARA DEUS. O ser humano não foi feito pra outra coisa, se não para dar glória ao Seu criador, para viver com ele e para Ele. Isto está embutido no nosso interior, e quando estamos afastados desta verdade e desta necessidade que temos, sempre sentiremos um vazio e sempre faltará algo. E este algo é a presença de Deus, que é o motivo por que existimos.

O ser humano só se sente completo, preenchido, satisfeito e feliz, quando este volta-se para Deus. E mais: tudo o que nos falta, como virtudes, capacidade, habilidades, etc, o Espírito Santo nos completa e complementa, de modo que com Deus estamos prontos, completos, capacitados. É bom lembrar, porém, que este complemento de virtudes, habilidades e unção não vem de nós, mas de Deus; não é pra nós, mas pra Deus (e pra igreja).

2 – Um caminho foi aberto pelo próprio Deus Criador para o homem tornar-se novamente perfeito, como ele era quando foi criado. Através da fé em Jesus, da igreja e da palavra de Deus, o homem começa um processo de crescimento espiritual constante e prático em direção ao estado de “varão perfeito”, como diz o texto acima. Isto é necessário para que o ser humano alcance um estágio espiritual que lhe garanta a condição de viver em harmonia e na comunhão com o seu Criador. Assim o homem passa a conhecer a sua necessidade de Deus e a sua própria fragilidade e impotência, aprendendo a amar a Deus sobre tudo e acima de tudo. Seu objetivos, seus sonhos, suas metas são alteradas e Deus se torna sua razão de ser e existir. Este amor e esta compreensão tornam o homem tão apegado a Deus que nada poderá separá-lo deste amor, “...do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor”(Romanos 8:39).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Platão e Cristo - O mito da Caverna

O Pecado é Prejudicial à Saúde

A Justiça de Deus