O Reino de Deus


Bendito seja o Deus Todo Poderoso, Criador dos céus e da terra!! Ele é o único que pode criar algo do vazio. Foi o que Ele fez: do nada Deus fez todas as coisas, visíveis e invisíveis.
Além disso, Deus é o mantenedor de toda a criação, pois “todas as coisas foram criadas por meio Dele e para Ele. Nele tudo subsiste”. Ou seja: Deus mantém tudo em ordem. Suas leis fixas dos céus e da terra Ele as mantém e não podem ser anuladas ou revogadas. Por exemplo: não há como impedir o sol de seguir o seu curso diário, nem a lua de cumprir seu caminho. Não há como apagar a luz das estrelas. As águas dos rios seguem seu curso. As ondas do mar não ultrapassam os seus limites estabelecidos, etc.
Deus criou o universo de forma fantástica! Foram utilizados cálculos matemáticos precisos, medições e técnicas de engenharia complexas e incompreensíveis pela mente humana tão limitada. O sol está em uma distância da terra tão precisa que, se estivesse a alguns quilômetros a mais ou a menos, afetaria o clima no mundo de forma catastrófica. Se a lua estivesse alguns quilômetros a mais ou a menos de distância em relação a terra, o fenômeno das marés seria alterado. A terra não é totalmente redonda, e sim quase “oval”. Isto faz com que ocorra o milagre das estações do ano. Se a terra tivesse uma forma um pouquinho diferente, haveria mais desertos e mais regiões geladas, inabitáveis.
A criação dos animais também expressa a glória, a grandeza e a sabedoria de Deus. As aves que voam são uma das provas vivas de Deus, que pode todas as coisas. A ciência ainda não consegue explicar como uma mosca possui movimentos tão rápidos e em todas as direções!! Um simples inseto!! Não se sabe também como algumas aves migratórias sentem a hora de partir e como se orientam, nem como uma tartaruga recém nascida consegue retornar dezenas de anos depois para o mesmo local de seu nascimento. Só há uma explicação: A Soberania do Deus Todo Poderoso!!
O homem é a obra prima da criação de Deus. Esta máquina tão engenhosamente projetada e construída, com sistemas internos que cumprem suas funções e se interligam. Pense no corpo humano: o Sistema respiratório é o responsável pelo processamento do oxigênio. O Sistema digestivo, por sua vez, têm a função de processar os alimentos. Após processados, tanto o oxigênio quanto o alimento são transportados pelo Sistema circulatório até as células de todo o corpo para a transformação de energia. O que sobra é outra vez transportado pelo sangue, e este filtrado pelos rins. Ou seja: é um processo bem planejado, projetado e elaborado.
Não dá pra negar a existência de Deus, pois é impossível que estas maravilhas da criação tenham existido por acaso, por meio de uma explosão, ou que existem por si mesmas. Os homens criam máquinas, como automóveis, barcos, aviões, etc. Mas para criá-los é preciso um estudo e um projeto bem elaborado. Assim também foi com as criaturas de Deus.

A formação e as 4 fases da existência do homem

Quando Deus começou a criar o homem, já haviam sido criados os outros seres viventes, e todos estes tiveram o seu ciclo de vida determinado por Deus. Cada animal tem um ciclo de vida diferente, como seu período de reprodução, seu tempo de vida, etc. Mas “Deus fez o homem perfeito”, como escreveu Salomão no livro de Eclesiastes. Isto significa uma vida plena, perfeita e eterna, diferentemente da vida dos outros seres, que eram limitados.
Somente o homem foi feito à imagem e semelhança de Deus. Foi lhe dado inteligência e a capacidade de raciocínio e com isso o homem foi a excelência da criação de Deus, passando a dominar e subjugar os animais.
O homem foi feito, então, para viver uma vida perfeita, com Deus, em um mundo livre dos males que conhecemos hoje. Na época de Adão, não havia problemas ou dificuldades como fome, sede, frio, doença, tristeza, seca, guerra, inimizades e, principalmente, morte. O homem não fora criado para morrer.
O homem, naquela vida perfeita, via, ouvia, falava e andava com Deus. Via o coral de anjos e presenciava todo o exército dos céus. Vivia no paraíso de Deus, inclusive avistava a árvore da Vida. Esta foi a primeira fase da existência do homem. Repito: a vida que Deus dera ao homem. A perfeita vontade de Deus.
No entanto, quando o homem perfeito desobedeceu a Deus e comeu do fruto da chamada “Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal”, duas mudanças drásticas ocorreram na vida do homem, que caracterizam a segunda fase de sua existência:
1 – Por desobedecer a Deus e por Deus ser Justiça, não tolerando, portanto, o erro, o homem foi expulso da Sua presença, perdendo então a comunhão com Deus, como está escrito: “ O pecado separa o homem de Deus”.
2 – Ao comer daquele fruto diz a bíblia que aquilo “abriu-lhe o entendimento” e ele passou então a entender que existe dois caminhos: o Bem e o Mal. Como ele ouviu o “Mal” e desobedeceu a Voz de Deus, o homem então passou a caminhar por este caminho, cujo fim é a morte.
Além dessas duas mudanças, podemos dizer também que, em conseqüência do “abrir-lhe o entendimento” e por Deus ser Justiça, foi dado ao homem o chamado “livre arbítrio”, o direito de escolha. O homem deve escolher qual caminho seguir. E Deus irá respeitar esta escolha. Deus, porém, por sua misericórdia, tentará convencê-lo a escolher o caminho da “Vida e do Bem”. O diabo, por sua vez, tentará iludí-lo a permanecer no caminho da “Morte e do Mal”. A decisão será sempre do homem.
Nesta fase em que o homem vive esta “Guerra interior” entre o Bem e o Mal, este passa agora a conviver com a idéia da morte, que até então existia apenas aos animais. Cada ser vivo possuía seu ciclo de existência limitado de vida. Quando se fala em ciclo limitado, significa um inicio e um fim.
Alguns animais vivem mais que outros. Por exemplo: há insetos cujo período de vida é de alguns dias. Há seres menores, microscópicos, que vivem apenas alguns minutos. Mas é o ciclo de vida deles. Há outros cujo ciclo dura 20 anos, como o cão. Outros vivem séculos, como tartarugas e a maioria das árvores. As baleias também vivem próximo dos cem anos. Ao homem, porém, foi dado um ciclo de vida limitado de aproximadamente 1000 anos. Sim, um milênio foi o tempo de vida estipulado por Deus para o homem nesta 2ª fase de sua existência.
Esta fase da existência humana durou menos de 2000 anos, desde a queda do homem até o dilúvio. Nesta época os homens podiam plantar, colher e desfrutar do seu trabalho, pois havia tempo pra isto. Nesta fase os homens podiam cometer erros de projetos e de realizações e reconstruí-los, pois havia tempo pra isso também. Podiam cair e havia tempo pra se levantar. Porém não souberam aproveitar este tempo disponível para fazerem o bem. Pelo contrário. Eram facilmente seduzidos pelo Maligno e se corrompiam cada vez mais. Então Deus teve que nos rebaixar ainda mais. Disse Ele: “O Meu Espírito não agirá para sempre no homem, pois este é carnal, e os seus dias serão 120 anos.”
Após o dilúvio dá-se então início à terceira fase da existência humana. No capítulo onze de Gênesis percebe-se a constante redução do tempo de vida das gerações. Noé viveu um total de 950 anos, 450 após o dilúvio. Seu filho Sem viveu um total de 600. Seu neto, 438. Naor, avô de Abraão, viveu 148 anos. Abraão viveu cento e setenta e cinco. Depois deste poucos viveram mais de 140 anos, até chegar em Moisés, que viveu 120 anos, bem abaixo dos quase mil anos da geração de Adão.
Percebe-se então como a vida do homem foi alterada e reduzida para aproximadamente 10%. Perdemos 90%. De mil anos passamos a viver em torno de 75 anos, que é hoje a média de vida do brasileiro. Vivemos menos que alguns animais e plantas.
Vale lembrar também que as dificuldades, males e enfermidades, as investidas e as ameaças do Maligno, não diminuíram na mesma proporção. Pelo contrário, nosso tempo de vida diminuiu, mas as outras coisas só aumentam. Portanto, fica evidente a situação de miséria em que o homem se encontra, após rejeitar uma vida plena e perfeita dada por Deus.
Uma boa notícia, ou como chamou o anjo ao aparecer aos pastores à noite, para anunciar o nascimento de Jesus: “boas novas de grande alegria”, é que Deus, na Sua infinita misericórdia, concedeu ao homem a oportunidade de voltar a viver aquela primeira fase de sua existência. Sim, por intermédio de Jesus o ser humano consegue o direito de acesso àquela vida perfeita com Deus. Esta é a mensagem de salvação para o mundo. No apocalipse Jesus disse: “Ao vencedor, dar-lhe-ei que se alimente da árvore da Vida que se encontra no Paraíso de Deus.” Jesus resgatou a vida que nos havia sido tirada pelo nosso erro. Ele pagou o preço.
Esta reconquista da vida plena é a última fase da existência humana, o tempo em que o Reino de Deus será estabelecido para sempre e destruídos todos os inimigos de Deus e do seu povo. A terra ficará limpa de toda maldade, como está escrito: “Manhã após manhã destruirei todos os ímpios da terra, para a limpar dos que praticam a iniqüidade”. É a vida dos nossos sonhos. “A morte já não existirá. Já não haverá luto, nem choro, nem dor...”. Vem, Senhor Jesus!!! Pois até os animais esperam este grande dia: “pois toda a Criação aguarda com expectativa a revelação dos filhos de Deus”.
Veja também que interessante. Deus Pai fará questão de que o Reino de Seu Filho, Jesus, o Rei dos Reis e Senhor dos Senhores, domine esta terra por mil anos. Neste período as profecias referentes ao Reino do Filho de Davi serão todas cumpridas, aquelas que expressam a glória de um reino justo, que não terá fim e que se estende por toda a terra. Serão mil anos de vergonha para os inimigos, que estarão impotentes tendo seu comandante, Satanás, aprisionado e amarrado sob trevas. Se cumprirá também o que está escrito nos Salmos: “Os justos herdarão ESTA terra...”.
Agora sabemos o por quê dos textos de Eclesiastes e de alguns Salmos de Davi, como o Salmo 49, que falam da vaidade da vida, de ensinos de Jesus, como “Ajuntai tesouros no céu”, “Trabalhai pela comida que permanece para eternidade”, “buscai primeiro o Reino de Deus”. Paulo também tinha esta visão quando escreveu: “Pois as coisas que se vêem são temporais, mas as que se não vêem (o Reino de Deus) são eternas.” Não devemos nos apegar a nada desta vida tão limitada! “Buscai as coisa de cima, onde Cristo vive à direita de Deus”.
Por quê correr atrás de coisas que são temporais, passageiras, perecíveis? Por quê muitos que se dizem cristãos são tão materialistas? Na verdade, muitos da igreja de Jesus estão cegos. O termo “cegueira”, espiritualmente indica falta de conhecimento, a falta de visão espiritual. A maioria não entende que o Reino de Deus é maior do que qualquer bem ou conquista aqui da Terra. Algo melhor nos espera! Devemos lutar por isso! O Reino de Deus deve ser nosso maior objetivo, nossa prioridade, nossa meta! Todas as outras coisas têm que ser seculares. Disse Jesus: “Todo aquele que ama a seu pai, mãe, filhos, bens ou ainda a sua própria vida mais do que a mim, não é digno de mim”. E outra vez: “quem ama a sua vida (esta vida atual) irá perdê-la (perder a verdadeira vida, a vida eterna)”.

Analisando o Reino de Deus

No livro de Daniel, capítulo 2, encontramos a revelação mais importante relacionada ao estabelecimento do Reino de Deus na terra. O texto mostra claramente que o Reino dos Céus teria início durante um dos reinos deste mundo. Também lemos sobre o poder e a extensão deste reino: todos os reinos seriam destruídos e o Reino de Deus tomaria toda a terra.
Daniel teve esta revelação há cerca de 600 anos antes de Cristo. No sonho do rei que Daniel interpretou eram 4 reinos formando a grande estátua, simbolizando os reinos da Babilônia, Pérsia, Grécia e Roma. “Mas nos dias destes reis o Deus do céu suscitará um reino que não será jamais destruído; este reino não passará a outro povo; esmagará e consumirá todos estes reinos, mas ele mesmo permanecerá para sempre”. É por isso que chamamos a nossa redenção de Reino de Deus ou Reino do céu, devido ao versículo 44, capítulo 2 de Daniel.
Esta profecia cumpriu-se fielmente. Os quatro reinos existiram realmente, e durante o império romano apareceu João Batista anunciando: “Arrependei-vos, porque está próximo o Reino dos céus”(Mateus 3:2). Meses depois, outro homem, chamado Jesus também declarava: “Arrependei-vos, porque é chegado o Reino dos céus”(Mateus 4:17). Jesus novamente declarou: “E se eu expulso os demônios pelo Espírito de Deus, logo é chegado o Reino de Deus sobre vós”(Mateus 12:28).
A vinda de Jesus marcou uma nova era. Foi a inauguração do Reino dos céus na terra. O estabelecimento do Reino de Deus entre os homens. Deus manifestou aos homens seu caráter, sua personalidade, seu amor, paciência, bondade, tolerância... Deus revelou Seus planos, Sua vontade em relação ao homem. Deus demonstrou o seu amor pelo mundo. Tudo isso por meio de Jesus Cristo. O Pai revelou-se aos homens por intermédio do Filho.
Com isso entendemos que o Reino de Deus já está no mundo. O sonho em Daniel capitulo 2 está parcialmente cumprido. A pedra rolou e destruiu a estátua. A pedra agora está se transformando em uma grande montanha, conforme a visão. Muitas tentativas de parar este crescimento e de destruir este Reino foram forjadas, mas a Igreja, que é a representação do Reino de Deus na terra, continua viva. Ela irá tomar toda a terra, quando Jesus enfim retornar para executar juízos em todo o mundo, excluindo os maus e dando a Terra aos justos, aos filhos de Deus.
“O Reino de Deus está no meio de vós”(Lucas 17:21), foram as palavras de Jesus aos discípulos. Com a sua morte e ressurreição, Jesus venceu todos os poderes deste mundo, quebrou todas as correntes, derrotou todos os valentes, abriu todas as portas, fez brilhar luz onde só havia trevas, trouxe esperança aos que já não a tinham, abriu os olhos dos cegos, libertou os presos e oprimidos. Os grandes inimigos do homem foram derrotados e humilhados por Cristo: a morte, o inferno e o pecado. Jesus libertou o homem destes poderes até então imbatíveis.
Um erro que se ensina nas igrejas é a idéia de que os justos e fiéis a Deus irão receber sua herança no céu, irão morar no céu pra sempre. Mas não é bem assim que se lê na bíblia. O Reino dos céus está estabelecido na Terra. O Reino dos Deus está entre os homens. O Salmo 37 possui vários versos que dizem: “Os justos herdarão/possuirão esta terra”. Isaías no capitulo 60 narra esta gloriosa fase. Ezequiel, do capitulo 40 ao 48, escreveu em detalhes o templo da Cidade Querida, de onde sairão águas vivas que tornarão as águas do mar saudáveis(47:9). Jesus disse no trecho referente às bem-aventuranças: “Bem aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra”. “O livro de Apocalipse cap. 20 revela o período do milênio com Cristo e a Cidade Querida(20:9), na terra e não no céu. Esta Cidade Querida é a Nova Jerusalém, “que desce do céu”(21:10).
Agora quem tem acesso ao Reino? Deus propôs uma forma em que todos, sem exceção, tenham condições de alcançar a Vida: pela fé. “Pela Graça sois salvos, mediante a fé. Isso não vem de vós, é dom de Deus.”(Efésios 2:8). Assim, todos tem acesso: ricos e pobres, grandes e pequenos, nobres e humildes, fortes e fracos. Não depende de obras, méritos, força, bens ou posses, ou inteligência. “Que Deus habite em vosso coração, pela fé.”(Efésios 3:17).
Como será o Reino de Deus? Será com certeza o mundo dos nossos sonhos! Não haverá nada que Deus não tenha criado, nada que não tenha vindo de Deus, como morte, doenças, invejas, maldade, etc. Não haverá miséria ou pobreza. Todos serão prósperos e felizes. Jô disse que há tesouros escondidos na neve (Jó 38:22); Isaías escreveu sobre tesouros ocultos e riquezas encobertas(Is 45:3); João escreveu acerca do maná escondido(Apoc 2:17). Tudo isso mostra que todas as riquezas, até as que estão escondidas, são para os filhos de Deus, os cidadãos do Reino dos Céus na Terra.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Platão e Cristo - O mito da Caverna

O Pecado é Prejudicial à Saúde

A Justiça de Deus