Vida Com Abundância? Como Assim?




“Eu vos darei vida e vida com abundância” (João 10:10)

        O substantivo feminino “abundância” tem sido mal entendido pelos pastores de hoje. O que Jesus quis dizer nesta frase foi “Eu vos darei vida, e vida em grande quantidade”. Se Jesus tivesse feito referência à prosperidade, ele complementaria o substantivo: “com abundância de riqueza” ou “com abundância de bens materiais”. Porém faltou o complemento nominal! Por exemplo: se digo “o rio produz com abundância” a frase está incompleta e sem sentido, pois pode ser abundância de peixes ou mesmo de água. Porém, posso dizer:

  “o rio produz peixes com abundância

 ou:

  “o rio produz peixes com abundância de cores("de cores" é o complemento).

  São duas frases diferentes. Esta última afirma que o rio não produz peixes em grande quantidade, como é o caso da primeira, mas peixes coloridos.

 Voltando à frase de Jesus,

“Eu vos darei vida e vida com abundância
 
Se não há complemento, então o termo “abundância” faz referência à palavra “vida” na frase. Abundância de vida! Vida eterna, que não acaba e que não termina, ou imortalidade. Foi isto que Jesus quis dizer: “Eu vos darei vida e vida eterna”. Porque, se Jesus referiu-se à riqueza, porque seus discípulos e a igreja primitiva não tiveram a "vida abundante"? Porque o próprio Jesus não viveu na prática esta "vida abundante"? Pois quem ensina prosperidade deve ter uma vida de prosperidade, senão seu discurso é inválido! Portanto, se há alguma riqueza a receber, será após a ressurreição dos justos, quando receberemos a Coroa da Vida Eterna.

"A tua recompensa virá na ressurreição dos justos". ( Lucas 14:14)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Platão e Cristo - O mito da Caverna

O Pecado é Prejudicial à Saúde

A Justiça de Deus