A Verdadeira Confissão





“O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia”. (Prov. 28:13)

“Se, como Adão, encobri as minhas transgressões, ocultando o meu delito no meu seio”. (Jó 31:33)

Há um mal que mancha o ser humano e o fere por dentro: o pecado não confessado. Várias lições de Jesus e dos apostolos ensinam como o arrependimento vem seguido pela confissao, e que a evidência de que hove o verdadeiro arrependimento é o ato de confessar. Porém, o que muitos não sabem é o que significa confessar, ou a quem confessar o pecado. Na igreja católica os arrependidos confessam todos os pecados ao padre, na esperança de alcançar o perdão de Deus. Mas não é assim que Jesus e os apóstolos ensinaram. Vejamos a quem devemos confessar:

“Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta”.
(Mateus 5:23-24)

            Jesus está ensinando que se prejudicamos alguém, é a este que devemos confessar. Quando pecamos contra Deus, a Ele confessamos. Quando, porém, pecamos contra outra pessoa, à ela devemos confessar. Se traiu a esposa, deve confessar à ela; se roubou o chefe, deve confessar e restituir o valor roubado; se mentiu, deve confessar ao que foi prejudicado. Sim, é para quem sofre o prejuízo que devemos confessar.

“Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis”. (Tiago 5:16)

“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça”. (1 João 1:9)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Platão e Cristo - O mito da Caverna

O Pecado é Prejudicial à Saúde

A Justiça de Deus