Fariseus Modernos


Jesus repreendeu os fariseus lembrando das tradições dos homens religiosos que chegam até ao cúmulo de substituir um mandamento dado por Deus, visando lucro e dinheiro.

Por que transgredis vós, também, o mandamento de Deus pela vossa tradição?
Porque Deus ordenou, dizendo: Honra a teu pai e a tua mãe; e: Quem maldisser ao pai ou à mãe, certamente morrerá.

Mas vós dizeis: Qualquer que disser ao pai ou à mãe: É oferta ao Senhor o que poderias aproveitar de mim; esse não precisa honrar nem a seu pai nem a sua mãe, e
 assim invalidastes, pela vossa tradição, o mandamento de Deus.

Mateus 15:3-6

Ao invés de honrar pai e mãe estes fariseus definiram como regra superior servir e ajudar, com trabalho ou com bens, a obra de Deus. O objetivo é arrecadar mais dinheiro.

 O que se podia fazer pra ajudar os pais poderia ser desviado para a "obra santa", mas a obra santa deve ser ajudar quem precisa, principalmente cristãos.

 Deus não precisa de ajuda, mas nossos pais e irmãos precisam.

 Hoje acontece a mesma coisa. Ao invés de ajudar os necessitados entre os irmãos, entregamos o dizimo e as ofertas para o gasto inútil de acordo com a vaidade dos pastores. 

Os necessitados entram e saem da igreja com as mãos vazias. Entram na igreja com fome, sede, carentes e saem da mesma maneira.

"Ai de vocês, guias cegos!, pois dizem: ‘Se alguém jurar pelo santuário, isto nada significa; mas se alguém jurar pelo ouro do santuário, está obrigado por seu juramento’.

Cegos insensatos! Que é mais importante: o ouro ou o santuário que santifica o ouro?


Vocês também dizem: ‘Se alguém jurar pelo altar, isto nada significa; mas se alguém jurar pela oferta que está sobre ele, está obrigado por seu juramento’.


Cegos! Que é mais importante: a oferta, ou o altar que santifica a oferta?

Mateus 23:16-19


Percebe-se que o mais importante para os fariseus é o ouro, a oferta e o dinheiro. Mais importante que o santuário e que o altar. Muito mais importante é o dinheiro do que a vida humana, do que as ovelhas de Cristo e a igreja. 

Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes  de beber...

...Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim.
Mateus 25:42-45

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Platão e Cristo - O mito da Caverna

O Pecado é Prejudicial à Saúde

A Justiça de Deus