Ressurreição, a vitória sobre a morte.

Pra quem é fã da bíblia e a considera como sendo ela a palavra e a revelação de Deus para a humanidade, não é difícil discernir entre uma parábola e uma afirmação direta, uma simbologia e uma verdade literal. Há uma afirmação de Jesus que muitos a consideram uma simbologia e não uma afirmação literal, real, objetiva:

“Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá.” (João 11:25,26).

"Em verdade vos digo que, se alguém guardar a minha palavra, nunca verá a morte." (João 8:51).

A ressurreição dos mortos não é algo ensinado nas igrejas, nem tampouco um tema de estudos para a maioria de cristãos, porém é um assunto que merece toda a atenção devido à sua importância. O maior milagre da História da humanidade, sem precedentes, foi a ressurreição de Jesus. Algo impossível aconteceu! Jesus não morreu! Está vivo! E isto não é tudo:

Ora, Deus, que também ressuscitou o Senhor, nos ressuscitará a nós pelo seu poder.(I Cor 6:14).

Sabendo que o que ressuscitou o Senhor Jesus nos ressuscitará também por Jesus, e nos apresentará convosco.(II Cor 4:14).

Este é o pão que desce do céu, para que o que dele comer não morra.(João 6:50).

Jesus ensina abertamente que quem crê nele não morre, mas ressurgirá, ressuscitará. Morte significa “fim da vida”. Existe a morte do corpo e a morte da alma. A morte da alma é quando esta é lançada nas trevas, para longe de Deus. Não é um estado, uma condição da alma, mas um local, um lugar. Sim, a morte espiritual é um local de prisão, escuridão, agonia. Deus é Vida. Quem está longe de Deus está morto. A morte e o inferno estão no mesmo lugar. A alma lançada no inferno não poderá mais ver as coisas boas de Deus: a vida, luz, paz, felicidade, prazer, alegria. Ou seja, está morta.

“Digo-vos, pois, amigos meus: não temais os que matam o corpo e, depois disso, nada mais podem fazer. Eu, porém, vos mostrarei a quem deveis temer: temei aquele que, depois de matar, tem poder para lançar no inferno. Sim, digo-vos, a esse deveis temer.” (Lucas 12:4,5).

Quem morre não torna a viver e ver as coisas boas de Deus. Por isso que o termo “dormir” é utilizado para os cristãos, os filhos de Deus que partiram, pois irão ressurgir, tornar a viver nesta terra, neste mundo, com a volta do Senhor.

Depois foi visto, uma vez, por mais de quinhentos irmãos, dos quais vive ainda a maior parte, mas alguns já dormem.(I Cor 15:6)

Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança. Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele. (I Tess 4:13,14).

Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados (I Cor 15:51).

Em todos os textos acima a palavra “dormir” diz respeito à morte do corpo. Só quem não morre pode tornar a viver. Quem morre já não pode reviver. A morte do corpo não é o fim da vida para os filhos de Deus. Não é o mesmo para os filhos da ira. Pra estes, a morte é o fim da vida, a privação do bem e de tudo que vem de Deus.

“Porque os malfeitores serão exterminados, mas os que esperam no SENHOR possuirão a terra. “

“Mais um pouco de tempo, e já não existirá o ímpio; procurarás o seu lugar e não o acharás. Mas os mansos herdarão a terra e se deleitarão na abundância de paz.”

“Os ímpios, no entanto, morrerão...” (Salmos 37:10,11,20).

Em algumas passagens Jesus utiliza o termo “último dia” referindo-se ao fim do mundo. Veja o que ocorrerá neste dia:

E a vontade do Pai que me enviou é esta: Que nenhum de todos aqueles que me deu se perca, mas que o ressuscite no último dia. (João 6:39)

Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: Que todo aquele que vê o Filho, e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia. (João 6:40)

Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia. (João 6:44).

Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. (João 6:54)

É importante notar que o fim do mundo será o inicio do Reinado de Cristo neste mesmo mundo. Melhor ainda: o fim para eles será o nosso início. A vida dos maus, dos perversos, vai acabar, terá um fim. Porém a vida dos justos não vai acabar no fim do mundo; pelo contrário, o fim deles será o nosso início, o nosso recomeço.

Leia o que Deus disse a Daniel:

“Tu, porém, segue o teu caminho até ao fim; pois descansarás e, ao fim dos dias, te levantarás para receber a tua herança.” (Daniel 12:13).

Daniel não está morto porque ele ressurgirá e herdará esta terra no Reino de Deus. O mesmo vai acontecer com todos os filhos de Deus:

“...e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos.(Apoc 20:4).

Outro detalhe: comparando o futuro do justo com o do ímpio, fica evidente a grande diferença, já que a bíblia diz algo sobre a chamada “segunda morte” para os que morrem.

“Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte. “ (Apoc 2:11).

“Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos. “ (Apoc 20:6).

“E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte. “ (Apoc 20:14).

“Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.” (Apoc 21:8).

O textos acima mostram que a segunda morte é o lago de fogo “preparado para o diabo e seus anjos”, conforme palavras de Jesus. É o fim definitivo. É a ausência total e definitiva de todo sentimento de prazer, paz, alegria, descanso...não haverá descanso para estes na segunda morte.

“Os mortos não louvam a Deus...Nós, porém, bendiremos a Deus, desde agora e para sempre.” (Salmos 115:17,18).

“Não paz para os ímpios, diz o Senhor.” (Isaías 48:22).

Os mortos serão levados a presença do Senhor para morrerem novamente. Não serão ressuscitados para a Vida, mas para a segunda morte. Não ressurgirão junto com os justos, mas após, ao começar o Juízo Final.

“Não vos maravilheis disto; porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz. E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação.” (João 5:28,29).

A primeira ressurreição será dos filhos de Deus, que herdarão toda esta terra e reinarão com Cristo durante mil anos. Durante este período os maus não viverão. Após os mil anos acontecerá que “o mar dará os mortos que nele há; e a morte e o inferno darão os mortos que neles há; e serão julgados cada um segundo as suas obras.”(Apoc 20:13).

O perverso morre duas vezes. O filho de Deus pela fé em Jesus não morre nunca. Isso mostra que compensa qualquer dificuldade neste mundo finito para alcançar o mundo infinito.

“...para que todo o que nele crê não pereça(não morra), mas tenha a vida eterna.”(João 3:16).

“Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação(morte da alma), mas passou da morte para a vida.” (João 5:24).


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Platão e Cristo - O mito da Caverna

O Pecado é Prejudicial à Saúde

A Justiça de Deus