As tragédias do século XXI. Deus é culpado?

O século XXI começou com grandes tragédias e catástrofes naturais, como os atentados terroristas em 2001, o tsunami em 2004, furacão Katrina em 2005, o terremoto no Haiti este ano, dentre outros. São em momentos como este que muitos fazem perguntas do tipo: “onde está Deus quando precisamos Dele?” ou: “Por que Deus permite isto?”, como se Deus fosse conivente com estas coisas, ou o responsável e o autor destas tragédias. Mas não é verdade. Deus sente muito mais tristeza do que nós nestes momentos.

Deus é bom. Ele é a fonte de todo bem, virtude, habilidade, capacidade, instrução, inteligência, etc. Sendo bom, Deus não pode produzir mau nenhum.

“Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes...”(Tiago 1:17).

“Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus.”(Mateus 7:17).

Já vimos no artigo anterior que o mal vem do diabo e que Deus criou tudo bom, perfeito, sem falhas ou males. Portanto Deus não pode ser culpado de algo que Ele não pode fazer(a árvore boa não pode produzir frutos maus). Por que as tragédias, então?

É importante entender que existem duas forças no universo: o bem(Deus) e o mal(diabo). O bem é infinitamente mais forte que o mal, porém o mal tem uma força suficiente para causar dano. Além disso elas são opostas, como a luz e a escuridão: perto da luz, longe da escuridão; perto da escuridão, longe da luz. Quando se está perto de Deus, está também longe do diabo, e vice-versa.

Quem está longe de Deus tem mais risco de sofrer dano, porque o diabo não é bom, nem com seus adoradores: “toda a árvore má produz frutos maus.”(Mateus 7:17).

“Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.” (João 8:44).

Repare na cultura e religião dos paises pobres que sofrem com fome e peste no mundo hoje, como o caso do Haiti, país castigado pelo pior desastre natural dos últimos anos, de acordo com a ONU. Um país cuja religião oficial é o vodu, seita descendente da África muito semelhante ao candomblé que conhecemos no Brasil. Quase todos aderem a esta seita. Alguns cristãos que tentam anunciar Jesus são presos pelo governo. Deus manda ajuda mas eles rejeitam.

Outras regiões, como a África e a Índia, sofrem com a miséria, fome, doenças, violência, etc. Onde estão os seus deuses? Por que os seus deuses não fazem nada por eles? Onde estão os deuses do hinduísmo e panteísmo da Índia? Onde estão os deuses da macumba, na África? Onde estão os deuses do Vodu, no Haiti? Fica claro que estes deuses são maus. Não se pode esperar algo bom de quem é totalmente mau.

Nestes países o cristianismo é perseguido. Missionários são mortos ou expulsos após serem humilhados. Deus chama, envia ajuda, mas muitos rejeitam. Por isso Deus chora, porque sabe da calamidade futura desta gente, mas eles desprezam a ajuda. Deus quer entrar na vida deles mas eles recusam. Afastam-se assim da luz, aproximando-se das trevas. Desprezam o bem, submetendo-se ao mal.

“E tu, meu filho Salomão, conhece o Deus de teu pai, e serve-o com um coração perfeito e com uma alma voluntária; porque esquadrinha o SENHOR todos os corações, e entende todas as imaginações dos pensamentos; se o buscares, Ele se deixará achar; porém, se o deixares, te rejeitará para sempre.(I Crônicas 28:9).

“Eu amo aos que me amam, e os que cedo me buscarem, me acharão.”(Provérbios 8:17).

“...aos que me honram honrarei, porém os que me desprezam serão desprezados.”(I Samuel 2:30).

“Até quando, ó estúpidos, amareis a estupidez? E vós escarnecedores, desejareis o escárnio? E vós insensatos, odiareis o conhecimento?

...porque eu clamei e recusastes; e estendi a minha mão e não houve quem desse atenção, antes rejeitastes todo o meu conselho, e não quisestes a minha repreensão, também de minha parte eu me rirei na vossa perdição e zombarei, em vindo o vosso medo. Porquanto odiaram o conhecimento; e não preferiram o temor do SENHOR.”(Provérbios 1:22,24,27-29).

Outra causa das tragédias é o acúmulo de maldade dos habitantes de uma determinada cidade ou região. Há exemplos de cidades que foram varridas do mapa devido ao grau insuportável de maldade nelas existentes, maldade esta que chega até Deus como um cheiro insuportável. Também sobem a Deus as orações e o clamor dos que gemem por tanta injustiça. Isto provoca os Juízos de Deus.

È importante entender que Juízo ou retribuição não é algo ruim, mas é um subproduto da justiça. Deus é bom e justo. O termo juízo significa julgamento. Ele é o único que tem o direito de retribuir a cada um, de acordo com seus feitos. Deus faz com que seja aparente a diferença entre o justo e o perverso, entre o que faz o bem e o que não o faz. Todo o universo é de Deus. Toda a criatura que respira é de Deus. Por isto ele pode punir.

“Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo.”(Mateus 7:19). Só Deus tem o direito cortar, castigar, matar e punir, pois só Ele é puro e perfeito. Só Deus pode julgar. Só Deus pode se irar. Só a Deus pertence a vingança, a retribuição, o castigo. Ninguém mais tem estes direitos.

“...os juízos do SENHOR são verdadeiros e justos juntamente.”(Salmos 19:9).

Gerações como a pré-diluviana, cidades como Sodoma e Gomorra, as nações da Terra de Canaã, países como Egito e Babilônia são exemplos bíblicos dos juízos de Deus. Atualmente temos exemplos de povos que foram varridos do mapa, como as civilizações antigas das Américas(os Maias, Astecas e os Incas), cuja cultura e religião se assemelhava em muito aos rituais de culto aos demônios, rituais que incluíam sacrifícios humanos e de crianças. Os Incas, por exemplo, enterravam crianças vivas nas montanhas. Em algumas de suas festas eram sacrificadas até 200 crianças. Os Astecas e os maias arrancavam o coração de várias pessoas ainda vivas e o ofereciam aos seus deuses. Estes povos com suas culturas foram extintos após a chegada dos espanhóis nas Américas, nos séculos XV e XVI.

Até a natureza reage contrária a tanta maldade praticada por seus habitantes:

“Por isso a terra está contaminada; e Eu visito a sua iniqüidade, e a terra vomita os seus moradores.”(Levítico 18:25).


“Derramei, pois, o meu furor sobre eles, por causa do sangue que derramaram sobre a terra, e dos seus ídolos, com que a contaminaram.”(Ezequiel 36:18).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Platão e Cristo - O mito da Caverna

O Pecado é Prejudicial à Saúde

A Justiça de Deus