Vida na Palavra de Deus





 O homem não vive só de pão, mas de tudo o que sai da boca do Senhor, disso vive o homem.

Este texto é conhecido, porém pouco entendido. Aqui Deus fala de duas fontes: o pão e a Palavra de Deus. As duas têm sua importância, mas uma é mais importante que a outra. O pão alimenta a carne. A palavra de Deus alimenta muito mais que a carne. Por mais e melhor que o homem se alimente, por mais cuidados com o corpo e com a saúde fisica o homem tenha, não evitará a morte deste corpo. A carne envelhece, morre e apodrece. Isto é inevitável. Portanto, se o corpo morre, logo o pão que o alimenta não trás vida.
A alma também morre, porém esta morte pode ser evitada. A alma morre quando é lançada longe de todo o bem, toda a luz, toda a fonte de vida e prazer, que é Deus. Portanto, a morte da alma é a ausencia total de Deus e de tudo que irradia Dele. É o que chamamos de inferno, onde estão os seres repugnantes e imundos, que odeiam a luz e o bem.
A Palavra de Deus é fonte de vida, porque obedecendo aos ensinos, instruções, conselhos e mandamentos de Jesus, o homem alcançará vida eterna. Ou seja, mesmo que sua carne mortal desfaleça, sua alma permanecerá viva. E não somente isto, este ressucitará, ressurgirá assim como o fez Jesus. “Aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre”.
Vivemos em uma sociedade que dá total importância à saúde e aparência do corpo. O culto ao corpo é o resultado da ignorância, pois por que priorizar algo que envelhece e morre, ao invés de cuidar daquilo que pode ser salvo da morte?  É como construir e reformar uma casa em área de risco, gastando recursos em um imóvel que cedo ou tarde vai ser levado pelas águas. Assim é aquele que gasta tempo e dinheiro com os cuidados com o corpo. Mas a alma pode ser salva. Só o cuidado com o corpo não é suficiente para garantir vida, mas obedecer a Jesus é garantia de ressurreição. A fonte da Vida eterna é a Palavra de Deus, a obediência e fé em Jesus.

“E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede”. João 6:35

“Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará; pois neste, Deus, o Pai, imprimiu o seu selo”. João 6:27

O pão do corpo nós podemos mastigar com a boca, e este pão mata. Mas o pão da vida (alma) é Jesus. Crer e seguir Jesus representa o alimento que garante vida eterna. Jesus é a Palavra viva de Deus, e é esta Palavra de Deus que dá vida ao mundo.
A riqueza deste mundo empobrece o ser humano. A força da carne é fraqueza. A sabedoria deste mundo é loucura e ignorância. A beleza da carne fica feia. A juventude envelhece. A verdadeira riqueza, força, sabedoria e beleza estão em obedecer e seguir as Palavras de Jesus.
A palavra de Jesus é a única fonte de água neste deserto. Ele é a única fonte de luz neste mundo escuro. Fonte inesgotável e permanente. A sua palavra é como caminho de pedras sobre as águas, que nos impede de nos afogarmos ou de sermos devorados pelos animais ferozes que nos rodeiam aguardando uma chance de nos ferir. Os mandamentos de Jesus não são penosos, mas nos desviam da morte e nos livram de cair nas muitas armadilhas que conduzem à miséria e morte. A maldade existe. A perversidade e a iniquidade enchem o mundo. A palavra de Jesus nos desvia deles. A palavra de Jesus liberta o homem da escuridão, dos vícios e da cegueira espiritual que cobre a humanidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Platão e Cristo - O mito da Caverna

O Pecado é Prejudicial à Saúde

A Justiça de Deus