Dízimo ou Esmola?
Dízimo ou esmola? O que é
mais importante pra Jesus: Entregar o
dízimo na igreja ou ajudar um necessitado? Qual destas agrada mais a Deus? Há
ainda quem tenha dúvidas a respeito, mas Jesus e os apóstolos deixaram claro a
preferência de Deus. É só fazer uma pesquisa simples: quantas vezes as palavras
“dízimo” e “esmola” aparecem no Novo Testamento. A palavra esmola ganha de
goleada(47 contra 7) em apenas uma pesquisa simples. Até mesmo a palavra
“oferta” perde para “esmola”(47 contra 19). Vamos a alguns textos:
“Quem tiver
duas túnicas, reparta com o que não tem, e quem tiver alimentos, faça da mesma
maneira”.
(Lucas 3:11)
(Lucas 3:11)
A frase acima é de João Batista, quando questionado pela
multidão que veio a ele para ser batizada. Foi a resposta a todos: pequenos,
grandes, ricos, pobres, homens, mulheres, etc. Eles perguntaram o que deviam
fazer para agradar a Deus e andar com Ele. Esta foi a resposta de João, aquele
a quem Jesus se referiu como o maior profeta que o mundo já viu. Perceba na
frase que se trata de dar a quem não tem, repartir, doar. Dar 50%, ou a metade
de roupas e comida aos pobres.
“Vendei o
que tendes, e dai esmolas”.
(Lucas 12:33)
(Lucas 12:33)
“Dá a todo o que te pedir”. (Lucas 6:30)
Quem é
servo de Jesus deveria obedecê-lo. Estas palavras são do Mestre; e não são um conselho,
nem uma dica ou um palpite. É ordem, é mandamento. Ele não diz pra vender
tudo. Com isso pode-se concluir que seja a repetição do que disse João, porque
quando Jesus diz “esmola”, significa ajuda aos necessitados, aqueles que nada
tem. Assim percebe-se que a esmola é obrigação do cristão por ser uma ordem
de Cristo.
“Senhor, eis
que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho
defraudado alguém, o restituo quadruplicado”.
(Lucas 19:8)
(Lucas 19:8)
Maravilhosa
declaração de Zaqueu, após a visita de Jesus em sua casa. Esta alegrou demais o
coração do Mestre, que disse a seguir: ”Hoje
houve salvação nesta casa”. Repare que Zaqueu decidiu obedecer àquela
primeira palavra de João quando ordenou dar a metade do que tiver aos pobres.
Em nenhum momento ele lembrou do dízimo, e nem Jesus o interrogou a respeito.
Mas a sua decisão de dar aos pobres foi suficiente para agradar a Deus e
receber Sua benção.
O
apóstolo Paulo escreveu muito acerca das coletas e ofertas. O triste é ver que
pastores utilizam-se destes textos para exigir do povo algo que nem Jesus nem
os apóstolos exigiram. As referidas coletas e ofertas de Paulo eram ajuda aos
pobres entre o povo de Deus. Isso mesmo! Aqueles textos que ouvimos nas igrejas por pastores que pedem ofertas, referem-se às ofertas aos necessitados. Observe o que fizeram os discípulos,
após o anúncio do profeta Ágabo acerca da grande fome que viria sobre a região:
“E os discípulos determinaram mandar, cada
um conforme o que pudesse, socorro aos irmãos que habitavam na Judéia”.
(Atos 11:29)
(Atos 11:29)
“Porque pareceu bem à Macedônia e à
Acaia fazerem uma coleta para os pobres dentre os santos que estão em Jerusalém”.
(Romanos 15:26)
Todos os
textos acerca de coletas e ofertas encontrados nas cartas de Paulo referem-se a
esta mesma ajuda do texto acima.
“Quanto à coleta para os santos, fazei vós também como
ordenei às igrejas da Galácia.” (I
Coríntios 16:1)
“Ora, quanto à assistência a favor dos santos, não é
necessário escrever-vos.” (II
Corintios 9:1)
Em outra carta, Paulo declara aos cristãos da Galácia que não recebeu
nenhuma ordem de Pedro para exigir dos cristãos gentios o que exigiam dos
judeus. Nem sacrifícios, nem dízimos, nem outro dogma judaico. Apenas uma
recomendação:
“Recomendando-nos apenas que nos lembrássemos dos
pobres, o que também me esforcei por fazer.” (Gálatas 2:10)
Leia a
ordem do apóstolo Paulo aos cristãos de Éfeso, dando ênfase à caridade:
“Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe,
fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que
tiver necessidade”. (Efésios 4:28)
Há também um escrito de Tiago que dá ainda mais
importância à caridade, afirmando que esta é a principal ação de alguém que se
diga religioso e temente a Deus.
“A religião pura e imaculada para com Deus,
o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se
da corrupção do mundo”. (Tiago 1:27)
Na época de Tiago os órfãos e as
viúvas não tinham qualquer assistência nem ajuda do Governo e famílias, sendo
considerados pessoas necessitadas. Visitar significa assistir, ajudar nas suas
necessidades. Este é o ato obrigatório para todo aquele que se diz filho de
Deus.
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