O Verdadeiro Pentecoste


“E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos jovens terão visões, e sonharão vossos velhos; até sobre os meus servos e sobre as minhas servas derramarei do meu Espírito naqueles dias”.(Joel 2:28-29).
Esta profecia é conhecida dos evangélicos de todo o mundo. Jesus a chamou de “A promessa do Pai”: “Eis que envio sobre vós a promessa de meu Pai; permanecei na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder”. (Lucas 24:49), e outra vez: “E, comendo com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, a qual, disse ele, de mim ouvistes”. (Atos 1:4).
É a promessa do derramamento do Espírito Santo, o mesmo Espírito que repousou sobre todos os homens incumbidos por Deus de tarefas especificas no Seu Nome. Todos os reis, juizes, anciãos e profetas de Deus, todos estes personagens bíblicos do Velho Testamento tinham sido revestidos com o Espírito Santo. Alguns fatos nos ensinam sobre a principal evidência do batismo com o Espírito Santo. No texto de Joel acima, vemos que o sinal característico do Espírito Santo é principalmente o “profetizar”. Vejamos alguns exemplos no Velho Testamento:
“Então, o SENHOR desceu na nuvem e lhe falou; e, tirando do Espírito que estava sobre ele, o pôs sobre aqueles setenta anciãos; quando o Espírito repousou sobre eles, profetizaram”.(Números 11:25).
“Porém, no arraial, ficaram dois homens; um se chamava Eldade, e o outro, Medade. Repousou sobre eles o Espírito, porquanto estavam entre os inscritos, ainda que não saíram à tenda; e profetizavam no arraial”. (Números 11:26).
“Chegando eles a Gibeá, eis que um grupo de profetas lhes saiu ao encontro; o Espírito de Deus se apossou de Saul, e ele profetizou no meio deles”.(I Sam 10:10).
“E o Espírito de Deus veio sobre os mensageiros de Saul, e também eles profetizaram”.(I Sam 19:20).
“Avisado disto, Saul enviou outros mensageiros, e também estes profetizaram; então, enviou Saul ainda uns terceiros, os quais também profetizaram”.(I Sam 19:21)
“Então, foi para a casa dos profetas, em Ramá; e o mesmo Espírito de Deus veio sobre ele, que, caminhando, profetizava até chegar à casa dos profetas, em Rama”. (I Sam 19:23).
Também temos outros sintomas e sinais que comprovam a Presença do Espírito, de acordo com descrito por Joel, como “sonhos” e “visões”. Estes são ainda mais freqüentes, principalmente na vida dos profetas, como Isaias, Jeremias, Ezequiel, Daniel, etc. Porém em todos estes, o profetizar era a evidência externa. Pedro sabia dessa evidência quando, em seu primeiro sermão, no Pentecostes, disse, citando o texto de Joel referente à promessa do Pai: ”Até sobre os meus servos e sobre as minhas servas derramarei do meu Espírito naqueles dias, e profetizarão”. (Atos 2:18). Sim, o que estava acontecendo no dia de Pentecostes em Jerusalém era o Batismo com o mesmo Espírito dos textos acima citados. Os cristãos estavam profetizando em vários idiomas distintos. “Como os ouvimos falar em nossas próprias línguas as grandezas de Deus?”.(Atos 2:11). Estavam profetizando em outro idioma!
Em outro fato do Novo Testamento, no tempo dos apóstolos, Paulo pediu o derramamento do Espírito sobre os presbíteros de Éfeso. “E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e tanto falavam em línguas como profetizavam”. É um impulso do Espírito Santo naquele que O recebe, e não uma língua propositadamente formulada, como vemos comumente nas igrejas muitos que falam palavras decoradas para fazer parecer que têm o Espírito.
Mas quem tem direito a receber o Espírito Santo? Três textos respondem esta questão:
“Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais o Pai celestial dará o Espírito Santo àqueles que lho pedirem!” (Lucas 11:13).
“Isto ele disse com respeito ao Espírito que haviam de receber os que nele cressem”. (João 7:39).
Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo. Pois para vós outros é a promessa, para vossos filhos e para todos os que ainda estão longe, isto é, para quantos o Senhor, nosso Deus, chamar”. (Atos 2:39-40).
As palavras marcadas mostram o caminho a seguir daquele que deseja ser batizado com o Espírito Santo. Percebe-se que não é pra quem merece, quem é digno, para os melhores, os nobres, os ricos, os fortes, etc. Não! É pra quem pede, quem crê, quem se arrepende, e pra quem Deus chama. Portanto, todos têm acesso à Promessa do Pai. Todos que crêem em Jesus têm direito às promessas de Deus.
Quais mudanças traz o Espírito Santo à vida do que o recebe? Algumas são:
“O Espírito do SENHOR se apossará de ti, e profetizarás com eles e tu serás mudado em outro homem”. (1 Samuel 10:6) .
“Mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo”. (Tito 3:5).
“Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra”. (Atos 1:8).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Platão e Cristo - O mito da Caverna

O Pecado é Prejudicial à Saúde

A Justiça de Deus