Mil Anos em Um Dia


“Porque mil anos são aos teus olhos como o dia de ontem que passou, e como a vigília da noite.” (Salmos 90:4).

Este texto é revelador, pois compara o homem com Deus de uma maneira profunda, tremenda e verdadeira. O que o homem leva mil anos pra percorrer, aprender, conhecer e construir, Deus leva um único dia.

É como comparar a menor espécie de formiga com o homem. O tempo que o inseto leva pra percorrer certa distância, o homem leva muito menos tempo. O campo de visão de uma pequena formiga é bem menor do que a amplitude de visão e conhecimento do ambiente que tem o homem. O homem consegue enxergar o que a formiga ainda não está vendo, pois está fora do seu campo de visão. Ao comparar o homem com Deus, somos considerados menos que um vírus ou uma bactéria diante Dele. O universo que pra nós é infinito, pra Deus é um buraco, ou um abismo: “...e havia trevas sobre a face do abismo...”(Gen. 1:2).

“Porém, quem seria capaz de Lhe edificar uma casa, visto que os céus e até os céus dos céus O não podem conter?”(II Cron 2:6).

Outro exemplo é o da previsão do tempo. Os satélites que estão no espaço conseguem detectar nuvens de tempestades, frentes frias, velocidade dos ventos, etc...que ainda não chegaram. Mas de acordo com a direção e velocidade das nuvens, é possível prever a sua chegada em determinado dia e hora. As nuvens estão fora do nosso campo de visão, mas não do campo de visão dos satélites. Portanto, quanto maior o campo, a amplitude de visão, maior a possibilidade de prever o futuro.

A palavra “prever” significa “conhecer com antecipação”; “antever”. É uma característica única e exclusiva de Deus, porque Deus é conhecido como Altíssimo:

“Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo.”(Sal 9:2).

“Porque o SENHOR Altíssimo é tremendo, e Rei grande sobre toda a terra.”(Sal 47:2).

“E reconhecerão que só tu, cujo nome é SENHOR, és o Altíssimo sobre toda a terra.”(Sal 83:18).

“Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.”(Sal 90:1).

Ninguém está em um lugar tão alto quanto Deus. Ele consegue ver o que ainda não estamos vendo. Deus consegue prever o futuro porque está tudo dentro do Seu campo de visão e conhecimento, com uma amplitude de milhares de anos a frente da nossa. Além disso, Ele não está preso ao espaço e tempo. Deus é Espirito, e as leis da física não interferem no mundo espiritual.

As profecias são previsões de Deus acerca do que Ele está vendo que vai acontecer. Não são fatos que Deus vai forçar pra acontecer, mas fatos que são conhecidos por antecipação. “Vede que vo-lo tenho predito.”(Mat 24:25). Jesus disse isto quando anunciava a Grande Tribulação e o tempo do fim aos seus discípulos, assim como a queda e destruição de Jerusalém. O verbo que Jesus utilizou (predito) significa: “dizer ou anunciar com antecedência o que vai acontecer”.

Voltando à comparação homem/formiga, nós podemos ver com antecedência a chegada de um automóvel na nossa direção, mas a formiga ainda não o vê. Conseguimos determinar o tempo que durará sua chegada, isto significa previsão, mas a formiga nem sabe que um veículo se aproxima.

“Há, todavia, uma coisa, amados, que não deveis esquecer: que, para o Senhor, um dia é como mil anos, e mil anos, como um dia.” (II Ped 3:8).

Deus está milhares de anos a nossa frente. Ele vê o que não vemos. O que vai acontecer daqui a alguns segundos não sabemos. Ele sabe. Deus já sabe a jornada de toda a nossa vida. Deus já conhece todos os nossos dias de vida. Deus sabe também os planos, projetos e intenções dos nossos inimigos. Portanto, é preciso confiar em Deus. Porque Ele sabe onde e como devemos caminhar e viver. É por isso que só a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável, porque só Ele sabe tudo.

“E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Rom 12:2).

“Venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu” (Mat 6:10).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Platão e Cristo - O mito da Caverna

O Pecado é Prejudicial à Saúde

A Justiça de Deus